Maranhão participa de alinhamento nacional para integrar Corpos de Bombeiros Militares

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) esteve presente em reunião técnica, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília, para discutir a padronização de protocolos em operações de resposta a desastres. O encontro, que reuniu representantes das corporações de dez unidades federativas, faz parte dos projetos “Integra Bombeiros” e Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad). O comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), major Jonathan Coutinho, representou o Maranhão no alinhamento.

De acordo com o major Coutinho, esse debate é estratégico para o aprimoramento das ações em situações emergenciais. “Esse alinhamento irá contribuir na atualização de protocolos e assegurar uma atuação mais integrada e eficaz, tanto em desastres naturais, quanto em ocorrências do cotidiano. Com isso, otimizamos os recursos disponíveis e aumentamos a segurança dos profissionais e da população”, destacou.

O CBMMA está integrado a este esforço nacional em defesa da população e contribuindo ativamente na construção de um modelo de resposta mais robusto e eficiente, frente aos desastres, reitera major Coutinho. Ele acrescenta que, “o intercâmbio de experiências e a unificação dos procedimentos operacionais são necessários para fortalecimento das instituições de segurança e de salvamento no país”.

Este alinhamento tem sintonia com a reestruturação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Para isso, foi criado um núcleo técnico interinstitucional, composto por bombeiros militares, especialistas em desastres, além de profissionais das áreas de comunicação, tecnologia e direito, garantindo uma abordagem multidisciplinar e abrangente.

O projeto “Integra Bombeiros” surge como resposta à fragmentação existente entre os Corpos de Bombeiros do país, que muitas vezes operam com protocolos distintos. A proposta é criar diretrizes unificadas que fortaleçam a cooperação entre as corporações estaduais, tornando as operações mais eficientes e coordenadas em todo o território nacional.

Ao longo da implementação do “Integra Bombeiros”, estão previstas reuniões presenciais e virtuais, com o objetivo de construir, de forma colaborativa, o Caderno Temático de Referência. Este documento reunirá os normativos nacionais de resposta a desastres, servindo como base para todas as corporações do país em futuras operações.

Além do Maranhão, participaram do encontro representantes dos Corpos de Bombeiros de Alagoas (AL), do Distrito Federal (DF), de Goiás (GO), de Mato Grosso (MT), de Minas Gerais (MG), do Paraná (PR), da Paraíba (PB), de Rondônia (RO) e de São Paulo (SP). “Estas discussões vão nortear uma construção coletiva das normas que irão reger as ações emergenciais no Brasil, portanto, de grande importância”, reforçou o major Jonathan Coutinho.