CBMMA E EMAP REALIZAM REUNIÃO PARA TRATAR DA ATUALIZAÇÃO E RENOVAÇÃO DE CONVÊNIO PARA PREVENÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIOS
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) realizaram, nesta terça-feira (2), reunião de alinhamento para tratar da atualização e renovação de convênio. A inciativa busca intensificar ainda mais os trabalhos realizados pelos bombeiros, entre os quais os de prevenção e de combate a incêndios dentro dos limites portuários.
As tratativas se dão devido aos importantes investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado nas áreas de tecnologia e segurança portuária. Participaram da reunião integrantes do comando da 16ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), que funciona dentro do próprio Porto do Itaqui, e de representantes da Coordenadoria de Resposta a Emergências da Emap.
O comandante da 16ª CIBM, o major Wadson Mayckel Carvalho, falou sobre a importância da ação de alinhamento. “Essa é a primeira de outras reuniões que teremos para continuar fortalecendo a parceria entre os dois órgãos e potencializar os trabalhos desenvolvidos pelos bombeiros em prol da segurança no Porto do Itaqui”, destacou o major Mayckel.
Participaram da reunião o coordenador de Resposta a Emergência da Emap, Euzébio Alves da Silva Filho, e a gerente de Segurança e Saúde do Trabalho da Emap, Jackeline Gama de Figueiredo.
Intensificando as atividades
Com a renovação do convênio, por exemplo, cabe ao Corpo de Bombeiros intensificar a missão de pronta reposta aos mais diversos tipos de ocorrências dentro dos limites portuários, juntamente com a Coordenadoria de Resposta a Emergência da Emap.
Entre as funções a serem realizadas estão a de combate e prevenção a incêndio em estruturas industriais; salvamento e resgate de vítimas em diversas situações, inclusive com atenção ao salvamento aquático.
“Serão mais de 10 grandes indústrias de gás, combustível, fertilizantes, minério em pleno funcionamento, o que exige alto nível de segurança a ser empregado, o que faz com que a nossa responsabilidade seja ainda maior em relação ao trabalho preventivo e, se for o caso, o de pronta resposta às ocorrências”, concluiu major Wadso Mayckel.