HOMENAGEM AO TENENTE-CORONEL MARCO AURÉLIO

Nós, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, ainda abalados com a partida repentina do nosso colega, tenente-coronel Marco Aurélio de Jesus Pio, e sem encontrar respostas para várias perguntas, nos unimos em sentimento para homenageá-lo. Neste singelo registro, tentamos expressar o quanto sua falta pesará em nossos corações. Foi o que nos sentimos motivados a fazer, diante de tamanha perda e para tentar amenizar a dor.

Não podemos mensurar a dor da ausência deste oficial de grande referência em nossa corporação. O tenente-coronel Marco Pio era mestre e doutor em Direito, professor universitário, cientista social e filósofo. Sendo grande estudioso, dedicava seu capital intelectual no planejamento, nos avanços e na resolução de desafios para a nossa corporação. Ele também fazia parte da Diretoria Jurídica da Associação dos Oficiais de Bombeiros Militar e, com sua expertise, contribuía muito com a nossa Entidade Associativa.

Cada dia representa uma etapa e cada etapa deve ser valorizada, pois, a morte é inevitável e, a cada perda, nos faz lembrar que também partiremos. Mas, apesar de dura e desconhecida, a morte tem o poder de nos motivar a viver melhor, nos fazendo avaliar mais profundamente algumas questões da vida e nos questionar sobre o que realmente importa, sobre o quão cada momento representa para nós, sobre o tempo que temos e como podemos ajudar nosso semelhante.

Portanto, vamos viver e valorizar os momentos em companhia de quem amamos. A vida é um bem valiosíssimo, com muitas oportunidades e desafios. Nela, se tem a oportunidade para tudo: aprender, crescer, errar, acertar, amar e contribuir com o outro. Parar, refletir e reavaliar são ações comuns aos grandes sábios e estrategistas, e essas ponderações devem sempre estar presentes nesta nossa trajetória passageira.

Agradecemos pela oportunidade de aprender com a história de vida protagonizada por este grande professor, que foi o tenente-coronel Marco Aurélio Pio. Descanse em paz!