QUARTEL DO 1°BBM PASSA POR REFORMAS E ADEQUAÇÕES

Após ampla reforma, o 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1°BBM), construído na década de 80, o quartel foi entregue totalmente revitalizado ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

A reforma representa uma obra simbólica do cuidado da gestão estadual com a estrutura da segurança pública.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Cel Silvio Leite; do Cel Célio Roberto Comandante-Geral do CBMMA, do Cel Robert, Comandante-adjunto do CBMMA e outras autoridades.

A obra foi conduzida pelo Tenente-coronel Patrício, oficial que comandou a Unidade nos últimos dois anos. As intervenções contemplaram melhorias no almoxarifado, na academia de musculação, no setor administrativo, alojamentos, banheiros, salas de comando, além da revitalização de um refeitório que homenageia o segundo tenente Fredeumar Marcos Gomes Mesquita Filho, falecido há três anos.

“Essa ação é muito simbólica e significativa para a Segurança Púbica, para a corporação militar e, pessoalmente, para mim. Inauguramos esta ampla reforma do prédio do primeiro Batalhão de Bombeiros Militar e o refeitório que leva o nome do meu irmão, o tenente Fredeumar Marcos Gomes Mesquita Filho, falecido há três anos. Agradeço ao comandante do Corpo de Bombeiros. Faz parte da política de valorização do governo do Estado, a ampliação e reforma das estruturas físicas da Segurança Pública, de todas as corporações. É uma honra, felicidade e motivo de muito júbilo”, enfatizou o secretário da SSP, Sílvio Leite.

O 1°BBM do CBMMA foi construído no atual endereço em 1982. Na ocasião, o prédio foi ocupado pelos bombeiros, ainda em estado inacabado e sem a estrutura adequada. Em 1984, foi celebrado um convênio com a Companhia Vale do Rio Doce para uma completa reforma do prédio, e, em 1988, o Corpo de Bombeiros passou a contar com uma estrutura adequada às atividades.

Desde 2015, 1°BBM passou a receber atenção especial do comandante-geral do CBMMA, o coronel Célio Roberto, que se empenhou para a aquisição de novos equipamentos, viaturas mais modernas, redistribuição de efetivo e implementação de treinamentos especializados.

“Essa é uma unidade histórica, onde tudo começou, e que marca a emancipação da nossa Corporação da Polícia Militar e que se consolida ao longo dos anos. Cresceu, permanece expandindo e vem executando relevantes serviços à sociedade maranhense. Também, nesta ocasião, homenageamos nosso saudoso colega de profissão, tenente Fredeomar Filho, e agradecemos esse momento simbólico e de confraternização”, pontuou o coronel Célio Roberto de Araújo.