Em decorrência do período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros Militar do mantém o monitoramento em 31 municípios maranhenses. Ao todo, quinze municípios já decretaram situação de emergência, são eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Vila Nova dos Martírios, Fortuna, São Luís Gonzaga, Parnarama, Buriti Bravo, São Roberto, Lagoa Grande do MA e São Pedro da Água Branca.
A Defesa Civil Estadual contabiliza 1341 famílias desabrigadas ou desalojadas em todo o Maranhão. Aquelas famílias que necessitam de auxílio estão sendo amparadas pelo poder público e acomodadas em abrigos.
Equipes de bombeiros são mobilizadas para reforçar a operação de auxílio às famílias nos municípios mais afetados. Em Imperatriz, o trabalho diário dos militares permanece nas comunidades alagadas. Veículos, utensílios domésticos e outros bens são retirados dos locais atingidos pela agua e levados até os locais seguros.
Em Trizidela do Vale e Pedreiras, o rio Mearim ultrapassou a cota de inundação, cerca de 80 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Pontos de abrigos públicos já estão disponíveis para ocupação. Além do auxílio humanitário, bombeiros realizam o monitoramento em 11 pontos de deslizamento de terras, na região.
18/01/2022