Na tarde dessa última sexta-feira (22), a guarnição de serviço da 16ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (16ªCIBM, Porto do Itaqui), por volta das 13:10 foi mobilizada para atender um incêndio em vegetação no Campo de Perizes. Foi relatado que a fumaça estava muito intensa e já teria ocorrido 3 (três) acidentes por causa da falta de visibilidade na BR-135.
A equipe de combate chegou no local aproximadamente às 13:30 tripulando o auto bomba tanque 33 (ABT-33) e verificou que se tratava de um incêndio de grandes proporções, a fumaça restringia a visibilidade para menos de 20 metros na BR-135. A área de queima aproximava de 2km² na área de vegetação ao lado da rodovia, dividida em 3 (três) grandes focos. Após equipe traçar uma estratégia de combate, equipou-se e foi enfrentar bravamente o sinistro, utilizando de bombas costais e abafadores. O Corpo de Bombeiros contou com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para encontrar um acesso para uma estrada para o caminhão de combate (ABT-33) se aproximar do local dos focos, desse modo foi possível a utilização de linhas de mangueira para ajudar na extinção das chamas.
Após 4 longas horas de combate, por volta das 17:30, a situação foi controlada, a fumaça dissipada e a vegetação restante foi preservada, não houve feridos.
Efetivo envolvido:
Asp Of. BM Vilar (Chefe de Socorro)
1º Sgt BM Raposo
Cb BM Lemos
St BM Bastos (Motorista)