Presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Edgard Estevo, o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) proporciona uma maior integração dos Corpos de Bombeiros Militares, a fim de criar mecanismos de atuação e ajuda mútua entre as Corporações do país em trabalhos humanitários.
Em agosto de 2021, a população do Haiti, país localizado no Caribe, sofreu um terremoto seguido de uma tempestade tropical, que levou a óbito cerca de 1,3 mil pessoas e deixou mais de 7 mil feridos, além de outros problemas, como a destruição e danos estruturais em cerca de 30 mil casas (Dados confirmados pela Defesa Civil Haitiana).
A partir da integração promovida pela LIGABOM, entre os Corpos de Bombeiros dos estados brasileiros, foi formada uma equipe para atuar em uma operação de ajuda humanitária no Haiti. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) designou o Capitão Luís Paulo para somar na operação, junto com os demais militares que compunham a equipe, que embarcou no último dia 22 de agosto em direção à Porto Príncipe, capital do Haiti.
A comitiva brasileira permaneceu por 21 dias no país, em uma base montada na cidade de Les Cayes, retornando ao Brasil no último domingo (12). A equipe atuou em ações de busca em estruturas colapsadas, desobstrução de vias, construção e recuperação de pontes e acessos. Foi feita também a distribuição de alimentos, atendimento de primeiros socorros à feridos, construção de abrigos e instalação de purificadores em vários postos de atendimento, a fim de minimizar possíveis problemas de saúde da população daquele país.
Vale ressaltar que o então 1° Tenente Luís Paulo, enviado pelo estado do Maranhão para compor a equipe de ajuda humanitária no Haiti, foi promovido pelo governador Flávio Dino ao posto de Capitão Bombeiro Militar durante o período da operação.