Uma simulação de salvamento na Praia de São Marcos encerrou as atividades da Semana do Bombeiro e marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro – 2 de julho. A apresentação técnico-operacional contou com uso de embarcações, demais equipamentos de salvamento e um drone. O projeto piloto, executado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), por meio do Batalhão de Bombeiros Marítimos, foi realizado neste sábado (4).
Na apresentação, foi simulado um atendimento a ocorrência de afogamento com apoio de tecnologia de drone especial. O equipamento tem capacidade para lançar boia salva-vidas à vítima e assim, melhorar o tempo resposta a este tipo de ocorrência. O comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo, explica que as simulações são parte da rotina de atividades e têm objetivo de promover treinamento das equipes.
“É muito significativo e especial para a corporação. Esses treinamentos integram o conjunto de ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiro e são importantes para garantir o êxito de certas operações. Tivemos uma semana bastante produtiva, com as devidas homenagens a esta corporação e seus homens e mulheres de coragem na missão de salvar vidas. Encerramos esse momento com a satisfação do reconhecimento ao trabalho e do compromisso com a população”, destaca Célio Roberto de Araújo.
Este ano, o evento realizado anualmente precisou ser adaptado ao ambiente virtual, devido a pandemia do coronavírus. Respeitando o distanciamento social, a corporação organizou, em todo o estado, uma programação em redes sociais, transmitindo assuntos de orientação e prevenção, palestras educativas, cantata da Banda de Música do Corpo de Bombeiros e apresentações técnico-profissionais.
A Semana Nacional dos Bombeiros iniciou dia 28 de junho, com a distribuição de máscaras na Praça Deodoro, Centro, somando cerca de 1,3 mil itens entregues; e ação educativa com banhistas, nas principais praias da capital. A programação contou ainda com lives e palestras sobre enfrentamento ao coronavírus, saúde, salvamento e administração interna.
Em Barra do Corda, a inauguração da 11º Companhia Independente de Bombeiros Militar e culto em Ação de Graças marcaram a agenda de homenagens. A semana teve também apresentação cultural, na sexta-feira (3), com live da Banda de Música do Corpo de Bombeiros.
Desde o mês e março, o Corpo de Bombeiro vem promovendo diversas ações de conscientização contra o coronavírus. Entre estas, a operação Distância Segura, na qual os bombeiros prestaram apoio na organização das filas em agências bancárias; a entrega de 100 mil cestas básicas à população carente; desinfecção de 254 locais de concentração de público; e a distribuição de máscaras aos maranhenses.
O Dia do Bombeiro Brasileiro homenageia a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. A data foi instituída pelo decreto de lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta lei, também foi definida a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antigamente, o badalar dos sinos alertava a ocorrência de incêndios e era o sinal para que a população formasse fila e, do poço mais próximo, passasse baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio. Até que o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava o serviço de bombeiros