3° BBM realiza descontaminação de ruas e logradouros públicos em Imperstriz

 

O governo do Estado do Maranhão, por meio da AGEMSUL (Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e parceria do 50° Batalhão do Exército Brasileiro, reuniram na manhã desta quarta-feira (16), para traçar o plano de desinfecção de locais públicos na cidade de Imperatriz com emprego de vaporização e lavagem utilizando hipoclorito de sódio.

O presidente Frederico Ângelo, explica que a AGEMSUL e o Governo do Maranhão reforçam o combate ao Coranavirus através de ações conjuntas. “Convidamos outras instituições parceiras para disponibilizar seus recursos humanos e equipamentos como caminhões tanques e bombas costais para auxiliar na descontaminação de locais de riscos, tanto em Imperatriz quanto em outras cidades da região tocantina”, disse.

Estiveram presentes o comando 50 BIS, representado pelo Capitão Silva Machado – Oficial de Logistica e o Capitão Sidrim – Oficial de Operações. Os oficiais anunciaram a disponibilização de um caminhão tanque com capacidade para 12 mil litros e uma equipe de apoio com pessoal capacitado. O Coronel Wilne comandante do 3° Batalhão de Bombeiros Militar, garantiu a disponibilização de uma equipe de militares e equipamentos para a descontaminação.

 

 

A AGEMSUL doou 100 mil litros de hipoclorito de sódio para serem utilizados na descontaminação de bancos, casas lotéricas, centro comercial calçadão, frentes de lojas, entroncamento, feiras públicas e frentes de hospitais. Outros 40 mil litros serão distribuídos para as Companhias do Corpo de Bombeiro das cidades de Estreito, Carolina e Açailândia para a realização do mesmo procedimento de descontaminação.

O objetivo é utilizar a substância líquida com uso de equipamentos de vaporização e lavagem de calçadas em locais de grande e médio fluxo de pessoas para auxiliar na desinfecção do COVID-19.

A OPERAÇÃO

A operação de descontaminação através de lavagem e pulverização segue o modelo utilizado em vários países, e iniciou às 19 horas da quinta-feira (16) no centro comercial Calçadão, na avenida Getúlio Vargas com limpeza de locais de uso público.

Na sexta-feira (17), a operação foi realizada no setor 4 Bocas, Mercadinho e outros pontos de aglomeração. O objetivo é repetir a operação durante as próximas três semanas ou enquanto houver necessidade.