Bombeiros auxiliam desabrigados na Operação Mearim 2020

Em meio ao período chuvoso no Maranhão, o nível do rio Mearim chega a mais de 2,5 metros acima da sua cota de segurança. Com isso, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas já ultrapassa 7 mil, nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras.

Nesta segunda-feira (30), o volume do Mearim marcou 8,60 metros, apresentando uma diminuição de doze centímetros em relação a aferição do dia anterior. Durante a última semana, o nível variou até chegar a 8,84 m na régua instalada entre as cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras.

 

 

Para o enfrentamento desse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) desenvolve a Operação Mearim 2020. Os militares se empenham na retirada da população dos locais de risco, e em seguida acomodam a comunidade em abrigos montados pelo governo. Devido a dificuldade de acesso, os bombeiros têm levado alimentação pronta, cestas básicas e água potável para as famílias atingidas, os mantimentos são oriundos do programa de alimentação promovido Governo do estado do Maranhão.

O coordenador geral da operação Mearim 2020, Major Patrício Penha considera que o trabalho do CBMMA além de garantir ajuda humanitária aos afetados, busca também tomar medidas de precaução acerca da epidemia do coronavírus. “Estamos também orientando a população para manter o isolamento além das práticas de higiene necessárias para o combate à epidemia”, disse o Major Patrício.