BOMBEIROS TRABALHAM EM MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS CHUVAS NO MARANHÃO  

 

Em conjunto com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) promovem força tarefa em regiões mais castigadas pela ação das fortes chuvas.

Em São Luís, a média pluviométrica histórica para o mês de março, que é de 428 mm, já foi superada. Em Imperatriz, entre os dias 15 e 16 de março, o acumulado em 24horas chegou a mais de 260 mm, todo o efetivo do 3º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para trabalhar na operação de retirada de famílias das áreas alagadas.

Outros 17 municípios já registraram prejuízos causados por ocorrências de inundações, alagamentos e enxurradas. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) realiza o monitoramento dos rios a cada 12 horas  e mantém equipes nas regiões em que já houve pedido de apoio. Em todo o Maranhão, entre desalojados e desabrigados já são mais de três mil pessoas.

 

 

Em Trizidela do Vale, cidade onde está instalada a 13ª Companhia de Bombeiros Militar (13ª CIBM), uma equipe de pronta intervenção foi enviada para reforçar o atendimento aos afetados pelo aumento do nível do rio Mearim, que na manhã desta quarta-feira chegou à marca de 7,44 m. apesar da tendência de queda, o grande volume já desabrigou várias famílias, que foram deslocadas para casas de parentes e abrigos temporários.

 

 

Confira algumas dicas dos Bombeiros e da Defesa Civil para evitar acidentes durante esse período Chuvoso:
– Evite sair de casa em dias de chuvas intensas;
– Nunca acesse ruas em que o nível da água já tenha alcançado altura do meio-fio, nem trafegue em vias com declives acentuados, sobretudo as que ficam próximas de rios e córregos;
– Desligue equipamentos elétricos da tomada;
– Quando estiver na rua, procure abrigo imediatamente;
– Não fique embaixo de árvores, estruturas metálicas ou similares.
Cuidados no trânsito durante as chuvas:
– Redobre a atenção no trânsito. Mantenha os faróis do carro acesos e diminua a velocidade;
– Se o nível da água acumulada nas ruas atingir a altura correspondente à metade da roda do veículo, cuidado! Isso é um sinal de perigo. A água pode danificar o funcionamento do motor, deixando os ocupantes ilhados;
– Caso você fique preso no interior de um veículo e cercado por água em volume crescente, peça apoio do Corpo de Bombeiros (ligue 193).
– Durante uma enxurrada, não abra as portas, você pode ser arrastado pela correnteza. Mantenha os vidros abertos antes que eles sejam danificados por uma possível pane elétrica. Solte os cintos de segurança, retire as crianças das cadeirinhas e do bebê conforto.