Coordenadores Municipais de Defesa Civil do MA participam encontro Estadual

 

Nesta sexta-feira (7), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) promoveram um encontro com Coordenadores Municipais de Defesa Civil de todo o estado. O evento aconteceu no auditório da FAMEM, em São Luís, e o objetivo foi prestar orientações sobre os procedimentos de Decretação de Situação de Emergência e auxílio às comunidades afetadas pelo período chuvoso.

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil. Em seu discurso, o comandante deu boas-vindas aos coordenadores municipais, agradeceu a parceria com a FAMEM e elogiou o trabalho da coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. “Com grande satisfação e em nome do governador Flávio Dino e do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, desejo boas vindas a todos os coordenadores que participam deste evento e agradeço à parceria com a FAMEM que nos acolhe neste dia de novos aprendizados. Aproveitem os conhecimentos dos nossos bombeiros militares da Defesa Civil, que não tem medido esforços para compartilhar esses importantes conhecimentos”, declarou o comandante.

Durante todo o dia foram trabalhados quatro temas importantes para a atuação dos agentes municipais em suas regiões:  Ações de Socorro em Desastres;
Solicitação e gerenciamento de recursos públicos, ministradas pelo capitão Rodrigues.  Em seguida, o capitão Fernandes abordou os temas: A Produção de documentos relacionados à decretação de Situação de Emergência e pedido de Reconhecimento Federal; e a Utilização do Sistema Integrado de informações de Desastres.

 

No ano passado, 62 municípios maranhenses foram prejudicados por problemas causados durante o período chuvoso, destes, 47 precisaram decretar Situação de Emergência. “Em 2019, os efeitos das chuvas foram tão intensos que chegaram a atingir até algumas cidades que não costumam entrar na lista de afetados com frequência, como por exemplo: Boa vista do Gurupi; Carutapera; Luís Domingues; Santa Helena e Turilândia. Daí a necessidade de que todos os gestores municipais criem coordenadorias de Defesa Civil atuantes em suas cidades, alertou o capitão Fernandes, Chefe do Departamento de Gestão de Riscos da CEPDECMA.

Para o senhor Otone de Sousa, coordenador Municipal de Defesa Civil de Trizidela do Vale, a participação dos municípios no evento é de grande importância, já que a maioria dos coordenadores têm dificuldades com os procedimentos utilizados na plataforma Nacional. “A atualização desses conhecimentos nos dá mais confiança para trabalhar, levaremos em nossas bagagens conhecimentos valiosos como por exemplo a atualização de operação na plataforma nacional do Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID)”, disse o Sr. Otone.