CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO PROMOVE II CURSO DE ABORDAGEM TÉCNICA A TENTATIVAS DE SUICÍDIO
Entre os dias 7 e 11 de outubro foi realizado o “II Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio”, tendo como coordenadores o Capitão QOCBM Jonatan e o 1° Tenente QOCBM Maykon Souza.
O treinamento foi organizado em 40h/aula e dividido em duas partes, a primeira teórica, realizada no auditório do 1° Batalhão de Bombeiros Militar e a segunda metade, prática, que aconteceu nas dependências da Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello”. Os instrutores do curso foram alunos da primeira edição, que contou com a participação do Major Diógenes do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, especialista em abordagens técnicas a tentantes.
O curso foi finalizado nesta sexta-feira (11). Ao todo, 28 alunos sendo 22 do CBMMA, 03 da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), 01 do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI), 01 do Centro Tático Aéreo (CTA) e 1 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Luís passaram por treinamentos teóricos e práticos em cenários simulando ambientes com risco de explosão, precipitação e arma branca.
As práticas começaram na quarta-feira (09), na ocasião, um dos instrutores, o Subtenente BM Beneval comentou sobre a importância do curso, “O aprendizado é bastante relevante e os treinamentos tiveram o objetivo de qualificar os militares para abordagem técnica a tentativa de suicídio, buscando uma mudança na visão antiga da abordagem, que era somente distrair o tentante e retirá-lo da situação que se encontrava, mas agora tem como prioridade a humanização do atendimento”, declarou o instrutor.
Uma das alunas, a Aspirante BM Karoliny, também comentou sua experiência com a capacitação. “Achei o curso muito interessante, pois ele traz técnicas novas que aumentam as chances de que o tentante desista do suicídio e o mais importante, que fique convencido de não tentar novamente. Aprendemos a empregar o diálogo como foco de nossas operações, porém também treinamos uma abordagem tática, que é utilizada somente como último artifício”, comentou a aspirante.
Ainda durante os treinamentos o Coordenador do curso, o Capitão QOCBM Jonatan, discorreu sobre a segunda edição do curso, “Esses treinamentos visam capacitar agentes da segurança pública, para que o atendimento aos tentantes seja humanizado. Aqui, proporcionamos aos alunos instruções com psicólogos sobre patologias mentais, entendimento do fenômeno do suicídio na sociedade, mitos e verdades, bem como a forma de gerenciar as ocorrências dessa natureza.
Treinar seus integrantes sempre foi uma prioridade do CBMMA. Em sintonia com a perspectiva de aprimoramento do serviço público e buscando a capacitação continuada dos militares é que a corporação avança no cumprimento de sua atividade fim de salvar vidas. Ao término de mais um curso a corporação bombeiro militar parabeniza toda a equipe de instrutores e alunos do CBMMA, bem como de outras corporações.