BOMBEIROS RESGATAM VÍTIMA DE AFOGAMENTO NA PRAIA DO CALHAU

Nos meses com maior fluxo de banhistas, o Comando Operacional Especializado, por meio do Batalhão de Bombeiros Marítimos, (BBMar) promove a ‘Operação Praia Segura, o objetivo é reforçar o efetivo de guarda-vidas nas principais praias de São Luís. Além dos guarda-vidas, militares de outras unidades participam da programação, com destaque para os oficiais e cadetes da Academia de Bombeiros Militar ‘Josué Montelo’, sempre presentes nas atividades de prevenção da orla marítima.

Em julho, mês de férias escolares, as praias de São Luís costumam receber um número maior de pessoas, mesmo nos dias de semana. Pensando nisso, todos os anos é feita uma operação especial para evitar afogamentos e garantir a segurança das pessoas nas principais praias da cidade.

Em 2019, só no primeiro semestre já foram realizadas aproximadamente 7.500 abordagens na orla de São Luís, um número superior a todo o ano de 2018, que foram registradas 7.200.

No último sábado (27), os guarda-vidas de serviço no BBMar atenderam a uma ocorrência de afogamento. Por volta das 8h a guarnição foi acionada e rapidamente fez a retirada da vítima que estava inconsciente. Após o primeiro atendimento constatou-se a recuperação dos seus sinais vitais. Em seguida, a vítima, uma mulher de 25 anos, que não pôde ser identificada devido a se encontrar sozinha, sem documento e familiares no local, foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi pela Unidade de Resgate (UR) 18.

O sucesso e rapidez no atendimento pôde ser considerado um resultado positivo da operação, já que todos os dias, desde o início da manhã conta com o trabalho de patrulhamento feito pelos militares do BBMar, o serviço é feito com auxílio de viaturas, quadriciclos e embarcações.

Durante todo o dia, os guarda-vidas promovem abordagens individuas e também reunindo grupos de pessoas, principalmente turistas e pessoas provenientes do interior do estado que ainda não conhecem os riscos da praia. Outra preocupação recorrente são as crianças que se perdem dos pais, por isso o Corpo de Bombeiros sempre orienta que os responsáveis não se afastem dos pequeninos por nem um momento.
Os guarda-vidas também ressaltam as preocupações sobre o banho de mar e sempre orientam os banhistas para que não permaneçam em uma profundidade insegura, uma boa referência é sempre a correspondente a altura da cintura. O Major Munilso Rocha, comandante do BBMar, evidencia os perigos que as praias podem esconder. “Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) são registrados no Brasil 16 afogamentos com óbito por dia, já em nossas praias, ocorrem dois ou três incidentes com óbito por ano. Mas com o esforço empregado, buscamos sempre para zerar essa estatística.”, diz o major.

Dicas para evitar afogamentos:

Não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água;

Entrar na água somente até a altura da cintura;

Evitar brincadeiras como simulações de afogamentos;

Orientar as crianças sobre os perigos e nunca as deixá-las entrar na água sozinhas.