CBMMA finaliza programação 2019 em comemoração ao dia Nacional do Bombeiro

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) promoveu, durante a última semana, uma programação especial alusiva às celebrações ao dia Nacional do Bombeiro (2 de julho). Batalhões por todo o Estado realizaram operações de orientação e prevenção de acidentes voltadas ao público geral. Os bombeiros também puderam desfrutar de eventos festivos em suas unidades militares com o propósito de confraternização do seu público interno.

Em São Luís, a abertura oficial da semana ocorreu na segunda feira, 24 de junho, com a realização de uma formatura Militar no Batalhão de Emergência Médica (BBEM). Durante o evento, militares foram homenageados por autoridades após terem sido destaque em operações realizadas no ano de 2019.

 

 

Na manhã do dia 28 de junho, uma formatura militar reuniu centenas de Bombeiros no quartel do Comando Geral, no Bacanga. Ao longo da solenidade houve a declaração de trinta novos aspirantes a oficial da 11ª Turma, a turma Dr. Jefferson Portela. A partir de agora, os militares recém promovidos cumprirão a fase inicial da carreira profissional e durante seis meses, passarão a ocupar funções de comando em unidades operacionais da capital e do interior do Estado. À noite, os aspirantes receberam familiares e autoridades no tradicional Baile das Espadas. Como parte da programação da semana comemorativa, os bombeiros celebraram, em grande estilo, uma nova etapa de suas carreiras.

 

 

No domingo, dia 30 de junho, foi realizado o 1°Corridão do CBMMA, o evento esportivo, com percursos de 5, 10 e 12 quilômetros, reuniu 400 corredores na avenida Litorânea. O objetivo principal foi promover o encontro entre bombeiros e amigos da corporação por meio de uma prova de corrida descontraída. Ao final, todos participaram da festa no banho de mangueira vindo dos caminhões de incêndio.

 

 

Na terça-feira, 02 de julho, dia em que se comemora o dia Nacional dos Bombeiros, foi realizado uma homenagem no auditório da Vale, no Bacanga, voltada aos Bombeiros maranhenses que atuaram na ‘Operação Brumadinho’, em 2019. Os bombeiros ganharam uma placa em reconhecimento aos esforços empregados durante o difícil trabalho de resgate no desastre após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Minas Gerais. O evento teve a participação do governador, Flavio Dino, do secretário de segurança pública Jefferson Portela,  do comandante geral do CBMMA, o coronel Célio Roberto,  e dos dirigentes da Vale. Na ocasião foi assinado o protocolo de intenções, contemplando um total de mais de 8 milhões de reais em equipamentos, que serão entregues ao CBMMA, para proporcionar um melhor atendimento à população maranhense. Entre os itens doados estão: veículos de combate à incêndio, auto bomba tanques, pick-ups, ambulâncias, embarcações náuticas e equipamentos de combate a incêndio.

“Parabenizamos a todos os bombeiros do nosso país, em especial os bombeiros do Maranhão, profissionais competentes que arriscam as suas vidas todos os dias nas mais variadas situações de perigo”, disse o Coronel Célio Roberto Pinto de Araújo.

Um pouco da história do dia Nacional do Bombeiro

A data 02 de julho foi instituída como dia Nacional do Bombeiro em 1954 por meio do Decreto Federal número 35.309 assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, que instituiu a homenagem em função das demonstrações populares de apreço pelos profissionais em razão das constantes provas de valor e bravura dos integrantes destas corporações.

A escolha da data deu-se em virtude da criação, em 2 de julho de 1856, através do decreto imperial número 755 pelo imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros provisórios da corte, embrião do serviço bombeiro-militar e das corporações de todo o país.