Aeronave colide com pássaro após decolar de São Luís

Na tarde desta quinta-feira (20), uma aeronave de grande porte da linha Azul, que havia partido de São Luís com destino a Belém, colidiu com um pássaro após a decolagem do aeroporto internacional Marechal Hugo da Cunha Machado.

O Embraer 195 estava com cinco minutos de vôo quando foi atingido no estabilizador vertical, localizado na cauda do avião.
Seguindo os protocolos de segurança, o piloto teve que retornar imediatamente ao aeroporto da capital maranhense. Após pousar com tranquilidade, a aeronave foi posicionada para o procedimento de evacuação dos passageiros, em seguida, foram adotadas as medidas previstas no Plano Contra Incêndios (PCINC) do Aeroporto.

Além de seis tripulantes, 102 passageiros estavam a bordo. Ninguém ficou ferido. Em apoio a atuação da 1ª Companhia Especializada de Bombeiros Militar (CIEBM), responsável pela segurança na região aeroportuaria, uma viatura do 1° Batalhão de Bombeiros Militar, equipada com uma auto escada mecânica de 36 metros de altura, foi empregada para alcançar a região da avaria causada pelo pássaro no alto da cauda do Embraer.
A operacao de limpeza e reparo foi finalizada, e para decolar novamente, uma autorização e um parecer do Engenheiro da empresa aerea foram necessários.
Com o apoio das equipes do Corpo de Bombeiros, tudo foi resolvido rapidamente. Após 90 minutos a aeronave foi liberada para o reembarque dos passageiros.