Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Defesa Civil estão trabalhando para atender as ocorrências associadas à maior incidência das chuvas, não só em São Luís, como em outras cidades do estado.
O CBMMA registrou, na Região Metropolitana de São Luís, ocorrências de desabamento, deslizamentos de solo e inundações. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil junto à Corporação já cadastraram 92 famílias em situação de risco. Os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar também estão sendo atendidos. Ambos estão em processo de decretação de situação de emergência.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, até o momento, 17 residências foram afetadas, um edificação pública e 19 prédios privados.
Uma ação de conscientização é direcionada às comunidades afetadas, o objetivo é esclarecer acerca dos perigos que representa a permanência nos locais de riscos. Na última terça-feira (26), bombeiros, agentes das Coordenadorias Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil, juntamente com a Defensores Públicos estiveram no Bairro do Sacavém, onde muitas famílias estavam em situação vulnerabilidade devido à proximidade de suas casas com as áreas de solo instável. Um escritório Móvel da Defensoria Pública serviu de atendimento aos populares que tiveram esclarecimentos sobre os seus direitos e informações sobre o melhor acesso às ações assistencialistas do governo.
Um trabalho especial também é realizado nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras, onde a comunidade ribeirinha costuma sentir os efeitos das cheias do rio Mearim. Além da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, sediada em Trizidela do Vale, agentes da defesa civil e homens do exército monitoram dia a dia o rio Mearim e realizam o serviço de orientação e cadastramento das pessoas em área de risco. Uma equipe de pronta intervenção com bombeiros de São Luís também foi enviada até o local e atua reforçando o atendimento à população trizidelense e pedreirense.
Apoio aos municípios
Além de ações nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras, onde existe a ameaça de inundação do Rio Mearim, atualmente com 5,49m e com tendência de baixa, o CBMMA atua nos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Santo Amaro, Santa Helena, Barreirinhas, Araguanã, Boa Vista do Gurupi, Turilândia e Bacurituba, que estão em alerta. Equipes da Corporação junto às coordenadorias municipais seguem em monitoramento atuando, in loco, a fim de orientar a administração e prestar auxílio em Situação de Emergência.