Corpo de Bombeiros integra a operação de segurança no Carnaval Lava Pratos

O tradicional evento que marca o encerramento da temporada carnavalesca no Maranhão ocorreu no último fim de semana, nos dias 09 e 10 de abril. Em sua 73ª edição, o carnaval fora de época levou mais de 100 mil foliões para o Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima de São José de Ribamar, no centro da cidade.

Um forte esquema de segurança foi colocado à disposição dos ribamarenses e dos turistas que passaram pela cidade por todo o fim de semana. A integração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal fez do evento o mais seguro de todos os tempos, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada e os agentes trabalharam com o auxilio de recursos adequados para o bom andamento de toda a operação.

Além do trabalho dos militares no local da folia, bombeiros também permaneceram de plantão na praia de Panaquatira, a atenção especial foi dada ao serviço de prevenção na orla marítima, já que muitos brincantes costumam recarregar as energias nas áreas de banho de mar. Guarda-vidas conversaram com os banhistas e passaram orientações acerca dos locais mais indicados para o banho na praia.

Antes da folia começar, equipes da Diretoria de Atividades Técnicas do CBMMA realizaram uma vistoria técnica nos dois grandes palcos. Extintores de incêndio, aterramento elétrico, isolamento da rede de fornecimento de energia para as barracas de bebidas e adequação nas saídas de emergência foram itens cobrados pelos bombeiros.

No circuito da folia, guarnições foram distribuídas para atender de forma mais rápida as pessoas que precisassem de atendimento emergencial. Caminhões de combate a incêndio, viaturas de resgate, ambulâncias e vans foram empregados em todos os dias da festividade.

O coronel Célio Roberto esteve na cidade e acompanhou a distribuição das equipes dos bombeiros. “Esse ano estamos com mais de 100 bombeiros empregados na operação Lava Pratos. Cuidaremos para que as pessoas sejam atendidas, em caso de necessidade. Nossas equipes e nossas viaturas estão apostos para garantir a segurança de todos”, comentou o comandante.

Para facilitar a execução da operação, foi utilizado a ferramenta gerencial Sistema de Comando de Incidentes (SCI). O 10º Batalhão de Bombeiros preparou a estrutura organizacional da ferramenta e colocou a disposição dos oficiais que coordenaram o serviço durante toda a operação.

“ A implementação do Sistema de Comando de Incidentes foi um ponto fundamental para a coordenação do evento, a ferramenta possibilitou uma visão sistêmica de toda a prevenção, bem como promoveu um controle mais efetivo dos recursos humanos e operacionais envolvidos, tudo isso por meio da interação entre o comandante da operação, os oficiais do staff da operação e a tropa que estava na linha de frente. Aqui, foram elaborados quatro quadros de controle da operação, compreendendo o mapa do local, organograma do efetivo, recursos disponíveis e registros de ocorrências”, explicou o capitão Rafael da Costa Viana, comandante do 10º BBM.

Para o coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto do CBMMA, o serviço foi realizado conforme o planejado e pode ser colocado em prática com facilidade já que contou com recursos adequados e com o compromisso dos bombeiros. “Desempenhamos a nossa operação de forma bem tranquila e organizada, o ponto de apoio cedido pela prefeitura, nesse local estratégico, possibilitou a integração das forças de segurança e um melhor apoio aos brincantes. Nossas equipes foram bem distribuídas pelos circuitos e gerenciadas de forma bem efetiva com a implantação do SCI”, destacou o coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto do CBMMA.