Oficial do CBMMA é homenageado no estado de São Paulo

A comunidade aeronáutica comemorou no dia 24 de fevereiro, o dia do piloto de helicóptero no Brasil, a data foi escolhida por relembrar a atuação de um grupo de 12 pilotos de helicóptero em umas das missões mais difíceis da história dos resgates em tempos de paz, ocorrido no dia 24 de fevereiro de 1972.

Enquanto um incêndio de grandes proporções destruía o edifício Andraus, no centro de São Paulo (na Avenida São João), esses pilotos corajosos conseguiram evitar uma tragédia desmedida, enfrentando as mais adversas condições de ventos e visibilidade, efetuando o resgate de aproximadamente de 350 pessoas. Esse dia de heroísmo na história da aviação brasileira e sul-americana deu origem ao Dia do Piloto de Helicóptero no Brasil.

As aeronaves de asas rotativas, como são denominados os helicópteros, tem sido empregadas com bastante sucesso pelas corporações Bombeiros Militares em diversas ocorrências. A agilidade e a possibilidade de acesso a locais extremamente isolados garantem uma resposta rápida das equipes de resgate e até mesmo o transporte imediato de vítimas mais graves até o atendimento médico especializado.

Atento ao processo de formação e aperfeiçoamento técnico, periodicamente o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) possibilita aos seus militares a realização de habilitações periódicas na área de pilotagem de aeronaves. Por meio de uma parceria entre o CBMMA e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o major QOCBM Luís Roberto Pereira Lago do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão realizou, recentemente, capacitações importantes nessa área, como: O Curso de comandante de operações Aéreas no Grupamento de Rádio Patrulha Aérea (GRPAE), Águias de São Paulo; o Curso de Crew Resource Management (CRM), no CAvPM-SP (Comando de Aviação da polícia Militar de São Paulo)  entre outras instruções.

Devido ao destaque de várias operações e como parte da apreensão de conhecimentos no processo de aprendizagem, atualmente o major Lago integra o quadro de Pilotos dos Águias de São Paulo, único militar do Maranhão a pilotar o Águia de São Paulo.

Em reconhecimento ao singular desempenho, no último dia 20, em cerimônia militar realizada no estado de São Paulo, o major QOCBM Luís Roberto Pereira Lago do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Jubileu de Brilhante do Batalhão Suez e a Medalha cinquentenário das Forças de paz no Brasil.

Elogiado em operações militares, o major é o único militar de outro estado a voar em 8 das 11 bases do território de São Paulo, possui importantes experiencia como instrutor do COA (Curso de Operação Aérea), Curso de Tripulante Operacional, entre outras diversas instruções, estágio em seções administrativas, de manutenção, segurança de voo e no centro escola de treinamento de aviação do grupamento aéreo de São Paulo (Águia de São Paulo).

“Agradeço ao Excelentíssimo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, por todo o apoio e ao comando do CBMMA, que por meio de uma visão estratégica, possibilitam investimentos importantes com a ampliação dos conhecimentos de seus militares. Sobre a minha vivência aqui no estado de São Paulo, considero uma honra receber esse reconhecimento, por aqui pude viver um grande aprendizado profissional, levarei ao Maranhão muitos conhecimentos técnicos e experiencias profissionais enriquecedoras que, sem dúvidas, serão válidas na minha corporação e à população do meu estado”, declarou o major Lago.