O carnaval 2019 promovido pelo governo do estado do Maranhão levou milhares de brincantes para os circuitos do centro da cidade, em São Luís. Órgãos públicos municipais e estaduais se uniram para oferecer aos turistas e ludovicenses o melhor carnaval de rua dos últimos tempos. O grande destaque foi para o sistema de segurança pública, que garantiu a tranquilidade e a ordem por todos os cantos da folia.
Mesmo antes do carnaval, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Maranhão já estavam presentes nos eventos pré-carnavalescos realizados no Bairro Madre Deus. A prévia aconteceu nos finais de semana que antecederam os dias oficiais do carnaval e contava com bombeiros de plantão, viaturas de salvamento, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio. Mas foram nos dias oficiais de carnaval que o grande público compareceu pra valer nos circuitos da folia. Madre Deus, Ceprama, Pasarela do Samba e circuito Beira Mar contaram com uma forte presença dos bombeiros que davam suporte aos foliões realizando orientações diretas e atendendo às ocorrências emergenciais.
Na tarde desta quinta-feira (07), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), apresentou, no auditório da SSP, as ocorrências do período carnavalesco. O Corpo de Bombeiros de Bombeiros destacou o forte serviço de prevenção de acidentes e o emprego de 450 bombeiros militares nos cinco dias de folia.
“Além da grande presença de foliões nos pontos de festa, o carnaval 2019 foi marcado por bastante segurança. Consideramos que os resultados foram bastante satisfatórios, já que conseguimos atender a todas as ocorrências em que fomos solicitados. Destacamos também o excelente trabalho de vistorias técnicas e fiscalização, ao todo 98 ações de vistorias realizadas, buscando garantir que as normas de segurança fossem cumpridas nos pontos de concentração de público”, disse o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA.
O serviço desempenhado pelo Corpo de Bombeiros teve uma avaliação positiva por parte da população que visitou o centro da cidade em busca de alegria com segurança. “Esse ano eu trouxe a minha mulher e meu filho para aproveitar a folia, aqui na Beira Mar pude ver vários policiais e bombeiros trabalhando, isso nos dá uma sensação de segurança maior, parabéns pela dedicação desses profissionais” declarou o senhor Joaci Ribeiro, morador do bairro Planalto Vinhais.
“Nossa preocupação com o serviço de prevenção de acidentes rendeu um excelente resultado. Mantivemos inclusive uma equipe de Guarda-Vidas de plantão no circuito Beira Mar. Isso por que a proximidade com a foz do rio Anil poderia trazer algum risco de pessoas sob efeito do álcool com o evento afogamento. A maior parte dos atendimentos a ocorrências foram de atendimentos pré-hospitalares, que envolvem situações mal súbitos, traumas, fraturas e cortes, tivemos também um princípio de incêndio em um carrinho de pipoca, nas proximidades da passarela do Samba, que logo foi combatido por nossas equipes de plantão”, finalizou o comandante geral do CBMMA.