O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, como intituição integrante do sistema de segurança pública do estado, participou das ações que garantiram o bom andamento durante o primeiro e o segundo turno das eleições 2018. A operação contou com o emprego de diversos órgãos públicos, que cumpriram um planejamento previamente estabelecido com atribuições especificas em várias áreas de atuação.
Para garantir maior força ao quesito segurança, foi instalado um Comitê de Segurança, composto por representantes das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Federal, o objetivo foi criar a logística necessária, além de estabelecer um monitoramento inteligente para um pleito eleitoral limpo e tranquilo na capital e no interior.
Somente na região metropolitana de São Luís, no 1º e 2º Turnos foram empregados mais de 700 bombeiros para serviço de vigilância das urnas eletrônicas em prédios com funcionamento de sessões eleitorais. Durante o dia anterior a votação, bombeiros receberam as urnas dos agentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e assumiram a missão de guardiões do equipamento até a manhã do domingo, momento em que as urnas são entregues aos presidentes e mesários para o começo da votação.
Desde o mês de setembro, após reuniões com representantes do TRE, o CBMMA deu início a um trabalho para o atendimento às demandas da operação “Eleições 2018”. Todo o planejamento foi definido pelo coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA e pelo CEL Márcio Robert, comandante Operacional Metropolitano. A mobilização especial de efetivo e o emprego de viaturas durante as 24 horas que antecederam as votações, além do estabelecimento de equipes de combate a incêndio em pontos estratégicos da cidade, foram pontos que fizeram parte da programação.
“Encerramos com sucesso a importante participação do CBMMA nos dois turnos das eleições 2018. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, pelo cuidado e proteção, nos permitindo êxito em mais essa missão, agradeço também aos nossos bombeiros pelo grande empenho e compromisso em prol do fortalecimento de nossa democracia. Ressalto o excelente trabalho da equipe do COCB-1 e parabenizo a todos na pessoa do coronel Márcio Robert pela liderança e capacidade de gerenciamento durante toda a operação” declarou o comandante.