SÃO LUÍS – Alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão receberam, na manhã desta quarta-feira, 13, um treinamento sobre como proceder em casos de princípio de incêndio, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA).
A ação ocorreu no Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Cidade Universitária e contou com um bate-papo descontraído e conscientizador entre os discentes e a equipe de bombeiros, comandada pelo Sargento Silva. O treinamento é uma das abordagens oferecidas pela disciplina “Gestão de Hospedagem e Alimentação” e “Hotelaria Hospitalar”.
Durante a primeira etapa, os alunos aprenderam procedimentos básicos para saberem identificar o tipo de extintor mais adequado para um princípio de incêndio elétrico e a classificação de botijões de gás utilizados em casos domésticos e empresariais.
Em seguida, na segunda etapa, os alunos participaram de uma simulação controlada, identificando o tipo de extintor mais adequado para várias situações que possam acarretar em um princípio de incêndio e realizando uma evacuação de forma segura, além da demonstração de procedimentos essenciais em um cenário de foco de incêndio.
Ruan Tavares Ribeiro, professor associado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, explicou que a proposta da ação é levar aos discentes uma reflexão da importância das rotas de fuga e realizar o planejamento de combate a incêndio em hospedagens, hospitais e restaurantes.
“Nós, do Turismo e Hotelaria, precisamos estar antenados a essas questões relacionadas ao incêndio, pois estaremos lidando diariamente com cozinhas, materiais e equipamentos inflamáveis. Daí a necessidade de os discentes, que estarão futuramente no mercado de trabalho, liderarem equipes em hotéis e hospitais e saberem como proceder em situações como essa”, disse.
Fernanda Furtado, acadêmica do terceiro período do curso de Turismo, elogiou a ação ocorrida no CCSo. “A minha família tem um restaurante, e hoje aprendi noções de segurança em relação a incêndios que pretendo implantar lá. Chamou-me atenção um dos casos, em que foi mostrado como a gordura da panela pode ser causadora de um incêndio. Com o que eu aprendi, posso prevenir casos como esse no restaurante”, contou.