3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar realiza Curso de Salvamento Veicular em Itapecuru-Mirim
O Governo do Estado do Maranhão através do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) promoveu, entre os dias 14 e 18 de maio, a 1ª edição do Curso de Salvamento Veicular no município Itapecuru-Mirim. A capacitação foi aplicada pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM).
Durante 50 horas, 27 alunos participaram das instruções práticas e teóricas envolvendo o que há de mais moderno no atendimento às ocorrências de Salvamento Veicular, incluindo novas técnicas de resgate de vítimas presas em ferragens oriundas de acidentes automobilísticos com uso do kit de desencarceramento Holmatro, equipamento de ponta e reconhecido internacionalmente, entregue recentemente pelo governo às unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar.
Além de oficiais e praças de vários Batalhões do CBMMA, participaram também, agentes da Guarda Civil Municipal e Bombeiros Civis de Itapecuru-Mirim. Em período integral, os alunos vivenciaram a retirada de vítimas em diferentes níveis de dificuldade, com oficinas noturnas e operações de resgate veicular em ambiente submerso, realizado em uma piscina do complexo esportivo da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Itapecuru-Mirim.
Uma solenidade realizada na última sexta-feira (18), na Praça Gomes de Sousa, a principal praça da cidade, marcou o encerramento do curso. Em meio ao público de Itapecuruenses, as equipes de bombeiros organizaram uma apresentação técnico-profissional através de um simulado com múltiplas vítimas de uma colisão entre um veículo de passeio e um veículo de transporte de passageiros
“Uma capacitação deste nível é muito importante para a Unidades Operacionais da Corporação, especialmente aquelas que são localizadas próximas as diversas Rodovias Estaduais e Federais que circundam o nosso Estado, uma vez que capacita a tropa através de técnicas mais atuais, capazes de retirar vítimas presas em ferragens dos acidentes automobilísticos em menor tempo, possibilitando leva-la ao hospital com maior brevidade para recebimento de suporte médico avançado”, finalizou o major QOCBM Patrício Daniel dos Passos Penha – Comandante da 3ª Companhia Independente de Itapecuru-Mirim/MA.