Cadetes do Corpo de Bombeiros recebem Espadim Dom Pedro II

Em solenidade realizada na última terça-feira (24), no Centro de Convenções Paulo Freire, vinte e seis cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) receberam o Espadim Dom Pedro II, momento que marca o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais. Além da formatura militar, o um culto em Ação de Graças foi realizado na segunda-feira (23) e um baile de formatura na noite de quarta-feira (25).

 

O Espadim representa muito mais que uma arma, é símbolo de conquista, de realização, de honra e de dignidade, possui forte tradição entre as corporações militares e se traduz em o orgulho de quem o ostenta. Ao término do Curso de Formação, o cadete torna-se Aspirante a Oficial, restitui o espadim e recebe uma espada, símbolo do oficialato. O Espadim Dom Pedro II traz em sua lâmina a inscrição em latim “Alienam Vitam et Bona Salvare”, que significa “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, lema dos bombeiros militares.

 

Além do Coronel Célio Roberto, comandante Geral do CBMMA, participaram das solenidades o coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto do CBMMA, o coronel Marcos Veras, Subchefe do Estado Maior Geral, o Coronel Mauro Roberto Carramilo dos Santos, diretor de Ensino e Pesquisa, o coronel Marcelo Soares Santos, comandante operacional da área V, o o Dr. Mauro Sérgio Silva Pinto, diretor do CFO BM – UEMA, entre outras autoridades.

 

Para o coronel Célio Roberto, o momento do recebimento o Espadim é algo marcante na vida de qualquer cadete, “Parabenizo todos os cadetes da Turma Alana Ludmila, que já mostraram ser fortes em operações delicadas realizadas pela corporação. Esse momento é especial em nossas carreiras e representa um marco para assumir responsabilidades”, declarou o comandante. Durante o baile de formatura, realizado na noite de quarta-feira (25), os cadetes da 12ª turma entregaram placas em homenagens ao comandante geral, Coronel Célio Roberto, ao Tenente Coronel José Raimundo Costa Filho, comandante da Academia de Bombeiros Militar Josué Montelo e ao Coronel Mauro Roberto Carramilo dos Santos, diretor de Ensino e Pesquisa do CBMMA. Por fim, a homenagem especial ficou a cargo do comandante da corporação, que em nome da turma de cadetes, entregou uma placa de honra à genitora da Alana Ludmina (in memorian) a senhora Jaciane Borges Pereira.