Corpo de Bombeiros finaliza serviço de prevenção no espetáculo da Via Sacra 2018

Além da forte presença da Polícia Militar, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) integraram o aparato da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP-MA) durante os dois dias de apresentações do tradicional espetáculo da Via Sacra, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís.

Em sua 37ª edição, a Via Sacra recebeu mais de 200 mil fiéis, que acompanharam a encenação da Paixão de Cristo nas ruas do bairro Anjo da Guarda ao longo de um percurso de aproximadamente dois quilômetros. Entre atores, figurinistas e organizadores, o evento envolveu 1200 pessoas em cinco grandes cenários no maior espetáculo ao ar livre realizado no Maranhão.

A concentração de público esperada, exigiu do sistema de segurança um planejamento de uma grande operação. Durante os dois dias, o Corpo de Bombeiros mobilizou 2 caminhões contra incêndios, 3 viaturas de resgate, 1 ambulância e mais 115 bombeiros, que foram distribuídos pelo percurso, garantindo a segurança de todos que prestigiavam as exibições.

Além do atendimento emergencial e da averiguação dos sistemas de prevenção contra incêndio nos palcos e cenários, a preocupação também estava voltada para a fiscalização e orientação de segurança aos diversos vendedores ambulantes. Proprietários de Barracas com ligações elétricas e carrinhos de comida com uso de GLP foram abordados pelas equipes, que vistoriaram as condições dos equipamentos e prestaram orientações preventivas de segurança aos populares.

No momento da distribuição dos militares, o tenente-coronel Robson Leandro, coordenador geral da operação, falou um pouco sobre como seria o andamento do serviço desenvolvido pelos bombeiros. “Nosso efetivo será dividido em equipes, cada equipe vai se concentrar em uma cena da apresentação, de modo que possa atender e fazer a prevenção de possíveis acidentes no local. Para qualquer necessidade maior, teremos à disposição caminhões de combate a incêndio, ambulâncias e viaturas de resgate rápido para pronto emprego”, explicou o tenente-coronel.

Para melhor gerenciamento dos recursos humanos e materiais, foi montado um posto de comando em uma sala do 1º BPM. De lá, o coordenador geral do CBMMA controlava toda a logística disponível e acompanhava os atendimentos realizados à população.

Para o coronel Márcio Robert, comandante operacional metropolitano (COCB-1), o bom andamento do serviço se deve a um planejamento realizado pela corporação direcionado para esse evento. “A presença do CBMMA no evento da Via Sacra do Anjo da Guarda já é uma tradição de sucesso. O planejamento prévio dos recursos materiais e humanos por parte do COCB-1, o cumprimento da doutrina operacional do nosso Comandante Geral e a dedicação dos nossos bombeiros foram vetores determinantes para o resultado alcançado”, comentou o coronel.

De acordo com o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA, que também esteve acompanhando o serviço das equipes, a força do sistema de segurança pública do Maranhão garantiu, mais uma vez, a segurança do grande público presente. “Finalizamos aqui, com sucesso, mais uma prestação de serviço à nossa sociedade, a tranquilidade em mais um grande evento realizado em nossa cidade é fruto do empenho de todos nós que fazermos parte do sistema de segurança pública do estado”, afirmou o comandante.