CADETES DO CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPAM DE INSTRUÇÃO DE EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS

Na manhã do dia 08 de março de 2018, o 3º Ano do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO BM), esteve presente na unidade do Serviço de Atendimento de urgência (SAMU), no bairro Filipinho. A visita faz parte de uma instrução complementar da disciplina de Atendimento Pré Hospitalar Aplicado (APH), viabilizada pelo instrutor titular da cadeira o 1º Ten QOCBM Bruno e pela enfermeira do SAMU, Renata Gabriela.

Na oportunidade, a equipe do Núcleo de Educação em Urgência – NEU, do SAMU, composta pelo médico e coordenador Gilzep Campos e as duas enfermeiras instrutoras Gabriela Araújo e Késsia Gomes, proporcionou conhecimentos teóricos e práticos a serem realizados em ocorrência de Emergências Obstétricas e Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) em gestantes. No dia que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a instrução tomou um significado ainda maior por tratar de um momento tão singular na vida de toda mulher, a maternidade.

Para os alunos, que em breve estarão a frente das operações, comandando as guarnições de serviço em todo o Estado do Maranhão, a oportunidade de simular e vivenciar a ocorrência próxima da realidadel, com a utilização de manequins, é de grande valia para o aperfeiçoamento e massificação dos procedimentos, dirimindo os inúmeros questionamentos que surgem no momento do atendimento.

“Para nós, cadetes da Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello”, a bagagem adquirida nessa instrução é de suma importância, e gera valor a qualidade de serviço prestado pelo CBMMA à sociedade maranhense. Visto que os conhecimentos técnicos transmitidos pela equipe do NEU/SAMU com tanto profissionalismo e dedicação, nos proporcionou segurança frente a realização de um parto de emergência e RCP em gestantes, de acordo com o protocolo da AHA de 2015. Situações essas que estamos sujeitos a enfrentar a qualquer momento em nossa carreira. Agradecemos a receptividade dos profissionais de alto gabarito que tão bem nos receberam e dividiram conosco seus conhecimentos, bem como o empenho do 1º Ten QOCBM Bruno, nosso instrutor de APH Aplicado, que intermediou esse momento precioso em nossa formação profissional”, afirma a cadete Mayara Verusca do Nascimento Moreira.

O elo entre SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é de grande importância para a ampliação do atendimento às inúmeras ocorrências diárias, bem como para a construção do conhecimento dos seus integrantes. Ao longo do ano, diversos cursos e instruções são promovidos pelas instituições, que compartilham conhecimentos e experiências em nome do aperfeiçoamento e ampliação dos serviços oferecidos à população maranhense.

“O intuito dessa instrução foi agregar mais conhecimento aos futuros Oficiais do CBMMA para realizarem e gerenciarem atendimentos de urgência e emergência obstétrica com excelência, fundamentados no protocolo da assistência ao parto fora do domicílio”, declarou o 1º Ten. QOCBM Bruno Gonçalves Santos, Instrutor de APH Aplicado.