Há dez anos estávamos iniciando nossa caminhada no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Na bagagem, a incerteza do que estaria por vir. O certo é que veio muito mais do que esperávamos. O caminho foi repleto de dificuldades, tivemos que superar os mais diversos obstáculos: passamos fome e sede, sentimos frio e ficamos exaustos ao sermos exigidos das mais variadas formas.
E quem disse que seria fácil? As dificuldades que nos foram colocadas não serviram para nos fazer desistir, mas sim para forjar o nosso caráter. Aprendemos a dar valor a pequenas coisas, passamos a saber o valor de um simples copo d’agua e a importância de ajudar o próximo.
Hoje, temos a noção do quão é formidável a profissão que escolhemos, o quanto é gratificante poder ajudar a salvar vidas e proteger pessoas em situação de perigo. Em razão disso, nos orgulhamos do cargo que exercemos e muito mais ainda pela trajetória que nos trouxe até aqui. Orgulhamo-nos da conquista que obtivemos, pois a vida nos deu oportunidades, mas foi através do nosso sacrifício que transformamos a oportunidade em conquista.
Passados 10 anos, olhamos para trás e vemos que tudo superou nossas expectativas: Lutamos, aprendemos e amadurecemos na adversidade. Temos ainda um caminho repleto de desafios, mas, relembrando os 10 anos que percorremos, percebemos que estamos preparados.
E não poderíamos deixar de recordar o nosso saudoso amigo “Mendes”, que deixou como legado para nossa Turma a célebre frase que tão bem nos representa: “Os fortes lutam, os bravos não desistem, mas somente os melhores passam por aqui”. (Cadete Mendes, 2008)
Em arremate, queríamos agradecer a Deus por tornar possível toda a nossa caminhada, pelas amizades construídas, pelos momentos de alegrias e pela saúde de cada um.
Parabéns a todos da Turma Coronel dos Anjos!