No período de 03 a 05 de setembro de 2017, os Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil reuniram-se no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), durante o XV Seminário Nacional dos Bombeiros (Senabom), para participar da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom).
O evento, que ocorre simultaneamente ao Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) e à Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências, serviu para debater importantes temas de repercussão nacional referentes à atuação dos bombeiros militares.
A solenidade de abertura ocorreu nesta quarta-feira (3), às 20h, e contou com a presença de Bombeiros Militares, brigadistas, engenheiros e arquitetos, profissionais de saúde e da área de segurança contra incêndio e pânico de várias partes do País.
Na quinta-feira (4), o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom) deu início às reuniões propriamente ditas, trazendo como pauta temas como o perfil dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, Código de Incêndio e da Vida e a atuação da NFPA junto aos Corpos de Bombeiros na revisão de seus Códigos de Incêndio, Projeto de Aquisição de Equipamentos de Proteção Respiratória, ocorrência de desabamento do viaduto em Belo Horizonte, Sistema de Proteção Contra incêndio por meio de Hidrante Urbano – SPCIHU e Operações de Salvamento com Cães.
Na sexta-feira (5), a programação foi aberta com uma visita ao Hangar do Estado de Goiás, onde foram realizadas demonstrações de aeronaves adaptadas ao serviço de Bombeiro Militar. Em seguida, os Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil retornaram ao Centro de Convenções para dar continuidade à pauta da 2ª Reunião Ordinária, onde discutiram sobre capacitações oferecidas pelo Departamento de Ensino, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Política Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares na Segurança Pública, Estatuto e Planejamento Estratégico da LIGABOM, ocorrência de desabamento do edifício em Aracajú e ações desenvolvidas pelo Grupamento de Busca e Salvamento do Batalhão de Pronta Resposta de Bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública. Os encontros da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom) ocorreram, na quinta e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O presidente Ligabom, o Coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, Comandante Geral do CBMRO, destacou a importância do evento para a integração entre os Corpos de Bombeiros do Brasil. “Nosso objetivo principal é estreitar laços entre as Corporações do Brasil. Acreditamos que esses encontros resultam no aprimoramento dos serviços de salvamento dos estados e melhora a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.
Para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Cel. QOCBM Célio Roberto, esse encontro é de fundamental importância por trazer uma ação de Estado em seu sentido amplo, e não uma ação isolada de cada unidade da federação. “Nosso objetivo é fazer ecoar cada vez mais forte, por todo o Brasil, as nossas vozes, que defendem uma ampliação do sistema de proteção às nossas florestas e à sociedade”, declarou.
Na ocasião, o Cel. QOCBM Célio Roberto, Comandante Geral do CBMMA, foi condecorado com a Medalha Mérito Nestor Gomes, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Medalha Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, e Medalha Mérito Conselho Nacional dos Comandantes Gerais. O Coronel QOCBM Izac Muniz Matos, Comandante Adjunto do CBMMA, também foi condecorado com a Medalha Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.