2ª CIA do Corpo de Bombeiros Militar lotados no Porto do Itaqui finalizam o 5º módulo do 1º Curso de Segurança Contra Incêndio em Instalações Industriais CSCIII – 2017
Entre os dias 21 a 25 de agosto, a 2ª CIA de Bombeiros Militar lotados no Porto do Itaqui, realizou o 5º Módulo do 1º Curso de Segurança Contra Incêndio em Instalações Industriais CSCIII – 2017, que tratou do tema: Operações de Transporte e Movimentação de Produtos Perigosos.
O Módulo foi coordenado pelo Capitão QOCBM Fabiano dos Santos Almeida e contou com o auxilio do soldado Bm Lindonberg.
Durante a realização do módulo os Bombeiros e Técnicos de Segurança da EMAP, sob a orientação dos instrutores do Módulo V, o Capitão QOCBM Almeida e o Soldado Lindonberg, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos, além de realizar visitas técnicas, como forma de ampliar os conhecimentos na área de produtos perigosos e entender os riscos inerentes ao manuseio e transporte.
O curso tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos participantes na prevenção, controle e meios de mitigação de sinistros em plantas industriais, possibilitando assim, aos militares do CBMMA e funcionários da EMAP, uma maior eficiência e eficácia de procedimentos realizados na área do Porto do Itaqui.
O Módulo envolveu assuntos importantes da temática como por exemplo: Definição de produto perigoso; manual de transporte de Produtos Perigosos – ABIQUIM; classificação; simbologia; as lições dos grandes desastres; histórico de emergências envolvendo produtos; exposição a produto perigoso; lesões ocasionadas por produtos perigosos; aspectos do atendimento a emergências com produtos perigosos, sequência no atendimento; transportes de produtos perigosos via trens, caminhões tanques e navios; recursos necessários para atendimento de emergências com produtos perigosos; viaturas; equipamentos de proteção individual; instrumentos; explosímetro; controle de área; ações para controle de emergências com produtos perigosos; cadeia de comando em operações de emergência; descontaminação; métodos de descontaminação.
Além da parte teórica, os alunos puderam participar de um simulado na área portuária que retratou um acidente envolvendo um caminhão tanque, transportando produtos químicos. O simulado além da atuação das viaturas e equipamentos do CBMMA, contou com a participação de todos os alunos do curso e com o apoio das empresas parceiras da área portuária que também integraram as ações de emergências, como a Granel Química e a Vale do Rio Doce. O simulado foi assistido por vários profissionais que estavam nas imediações e pelos cadetes do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, que estão cursando a disciplina de Produtos Perigosos. O simulado foi coordenado pelo Capitão QOCBM Almeida.
Para o instrutor responsável pelo módulo, o capitão QOCBM Almeida, as ações realizadas foram de grande valia. “ O comando da corporação e o comandante da companhia aqui do Porto, o capitão QOCBM Viana, estão de parabéns pela iniciativa de oferecer um curso de tamanha qualidade para os nossos militares. Atuar em emergências na área industrial tem suas peculiaridades e equipamentos diferenciados, que não estamos acostumados a utilizar no nosso dia-dia nas ocorrências dos centros urbanos. Por isso a importância de sempre estarmos atualizados e bem treinados para ocorrências dessa natureza. Esse foi um fator primordial que nos levou a organizar o simulado aqui na área portuária, para que os alunos pudessem vivenciar essas peculiaridades e ver na prática todos os conceitos que foram explanados em sala de aula. Conseguimos mobilizar nossos recursos do CBMMA, além de recursos adicionais das empresas da área, além de praticar com os alunos também as técnicas do Sistema de Comando de Incidentes – SCI. O simulado foi altamente proveitoso e serviu para verificarmos algumas falhas que com certeza irão ser corrigidas e cada vez mais treinadas. Esse é o papel dos simulados…buscar corrigir falhas”, destacou o capitão.
Para finalizar o módulo, os alunos realizaram também uma visita a empresa Nacional Gás, onde verificaram todo o processo de envasamento do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e verificaram os sistemas de prevenção de incêndio, além das ações de segurança e os procedimentos adotados durante a manipulação dos produtos.
Além dos Módulos anteriores já ministrados, a Coordenação do curso estará dando continuidade nos meses de setembro e outubro os outros módulos tais como, Módulo VI – Engenharia de Segurança em áreas industriais; Módulo VII – Sistemas de Comandos e incidentes.