ABMJM realiza aula inaugural da 12ª turma de cadetes do Curso de Formação de Oficiais

Ocorreu na manhã dessa Quarta-feira, à aula inaugural da 12ª turma de cadetes do curso de formação de oficiais do corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, à solenidade contou com a presença do CEL QOCBM Célio Roberto, comandante geral do corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, do CEL QOCBM Isac, comandante adjunto do CBMMA, Ten.CEL QOCBM Carramilo, comandante da Academia de Bombeiros Josué Motello, e demais autoridades.

Na cerimônia de aula magna, o Tenente cel QOPM – Silvio Carlos Leite Mesquita, ministrou aos cadetes uma palestra com o tema: A lei contra o abuso de autoridade, sob a ótica dos direitos fundamentais. O Tenente-coronel destacou a importância do tema para os futuros oficiais da corporação: “Muito importante essa aula inaugural, principalmente em função do tema escolhido para ser abordado na palestra. O cadete tem que saber desde o início, que o abuso de autoridade pode ser praticado pelo funcionário público e pode interferir na imagem da instituição, portanto, o servidor público tem que ter ciência sobre toda a fundamentação para que ele não venha cometer esse crime e possa multiplicar isso para os seus subordinados.”

O tenente-coronel Silvio Carlos Leite Mesquita tem 21 anos de dedicação ao serviço público. Ingressou nos quadros da Polícia Militar do Maranhão através do Curso de Formação de Oficiais no ano de 1994, na Universidade Estadual do Maranhão, em 1996 foi declarado aspirante ao oficialato PM, recebendo também o título de bacharel em Segurança Pública. Atualmente, o tenente-coronel ocupa o cargo de subchefe do gabinete militar do governador.

O comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ressaltou a relevância do tema da palestra ser ministrada justamente para os alunos que estão entrando agora na instituição: “Essa aula inaugural marca o início da 12º turma de cadetes, e o tema da palestra nos remete a um aspecto que é da nossa rotina, pois nós temos um poder em mãos e devemos saber usá-lo em benefício da sociedade.”

O comandante da ABMJM, o tenente-coronel Carramilo, deu as boas-vindas ao cadetes: “Grata satisfação em receber esses novos cadetes, que serão os próximos comandantes das nossas unidades. Nós, enquanto mentores, temos que dar o melhor para forma-los para que eles possam dar o melhor nas ruas para servir bem a comunidade.

O cadete Carlos descreveu a alegria de entrar no curso de formação de oficiais: “A expectativa é a melhor possível, pois já venho tentando há muito tempo. Eu era soldado do CBMMA, e estou realizando um sonho de poder me tornar oficial. É um momento único na minha vida.