Durante a primeira semana do mês de agosto, os militares da 2ª CIA do 1º BBM, situada no Porto do Itaqui, receberam instruções sobre atendimento pré-hospitalar, com ênfase em Suporte Básico de Vida, reanimação cardiopulmonar com DEA (Desfibrilador Externo Automático), imobilização de fraturas, contenção de hemorragias e transporte de vítimas. As instruções foram realizadas nas dependências da empresa Glencore, do consórcio TEGRAM e na 2ª CIA.
O treinamento foi ministrado pelo 3º Sgt BM Kleybe, militar da unidade BM e direcionado a todos os militares da companhia. Os treinamentos ocorreram em dois turnos, sendo na manhã aulas teóricas e no turno vespertino instruções práticas de RCP, imobilização de fraturas e contenção de hemorragias, sendo realizado ao termino da semana um simulado de resgate nas instalações da empresa Glencore.
Foram criados dois cenários distintos para o exercício, sendo o primeiro cenário de uma vítima de queda na escada do fosso do elevador de carga, enquanto que o segundo cenário tratou-se de uma vítima no pavimento superior do mesmo fosso, sendo necessário o uso da escada rebatida para resgate da mesma.
Durante os exercícios percebeu-se a dificuldade de acesso aos locais, bem como a temperatura elevada e a dificuldade de respirar devido a presença dos particulados dos grãos, atuando nestes elementos como obstáculos complicadores para o salvamento. As atividades foram desenvolvidas o mais próximo possível da realidade, tendo como vítimas os próprios trabalhadores da empresa.
O treinamento constante faz parte do planejamento estratégico e operacional da 2ª CIA, comandada pelo capitão QOCBM Rafael Viana, que com essas atividades busca manter sua tropa sempre pronta para as adversidades que possam surgir na área portuária, onde a companhia é situada.