7º BBM realiza Estágio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, através do 7º Batalhão de Bombeiros Militar – 7º BBM, localizado na cidade de Timon, realizou no mês de julho o Estágio de Prevenção e Combate a Incêndios florestais – EPCIF 2017. O Curso contou com a colaboração dos oficiais do Batalhão de Bombeiros Ambiental – BBA e teve como instrutores: 1º Tenente QOCBM Arlindo e 1º Tenente QOCBM Wescley. A coordenação do curso ficou a cargo do Capitão QOCBM Wilson Gusmão Belo Pinheiro Neto e do 2º Tenente QOABM Aurinaldo Rodrigues Coutinho.

As instruções abordaram assuntos como: Teoria da Prevenção dos Incêndios Florestais; Prevenção Aplicada aos Incêndios em Vegetação; Aspectos Gerais dos Incêndios Florestais e Estratégias; Táticas e Técnicas dos Incêndios Florestais. Além de contar com uma disciplina especial e muito importante: Atendimento Pré-Hospitalar Aplicado a Áreas de Difícil Acesso.
Em 2016, de acordo com o monitoramento geográfico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a região sudeste do Maranhão, que engloba as cidades de Caxias e Timon, pertencentes a Área Operacional V do CBMMA, contabilizou 1700 focos de incêndios. O Maranhão ficou em 4º lugar entre os estados que mais apresentaram focos de queimadas no Brasil.

Durante o curso, também ocorreram uma marcha de 12km, instruções de queima controlada e montagem de sistema de comando de incidentes ações fundamentais para o exercício da função a ser desempenhada pelos militares em campo.

Em Timon, foi convencionado manter uma rede preventiva de Incêndios Florestais e em vegetação para dar apoio e suporte na zona urbana e rural da cidade. A Rede Preventiva de Incêndios Florestais conta com a participação do 7º BBM, Ministério Público Estadual, Secretarias Municipais de Limpeza Urbana, Secretaria de Saúde, Secretaria de Saúde de Vigilância do Ar e da Água, Empresas Concessionarias de abastecimento de água em Timon, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal e CEMAR .

Ao final do curso, 24 alunos lograram êxito – 04 bombeiros civis de Caxias, 02 bombeiros militares do Piauí e 18 bombeiros militares lotados do 7º BBM.