Estudantes do curso de Relações Públicas da UFMA apresentam trabalho sobre o CBMMA

Estudantes do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresentaram, pela manhã, uma proposta de Política de Comunicação Institucional aos membros da 5ª Seção/ EMG/CBMMA, setor de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A apresentação aconteceu no Comando Geral, localizado no Bacanga e foi orientada pela Prof.ª Dra. Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo, responsável pela disciplina de Relações Governamentais do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão

O exercício de elaboração da Política serviu como 3ª avaliação da disciplina de Relações Públicas Governamentais do curso de Relações Públicas da UFMA. Ao longo de todo o semestre, a equipe, composta pelas alunas Hariadnna Martins, Jainara Borges, Luany Pestana, Natália e Thamires Cadete, estudaram e discutiram sobre os conceitos e a importância de uma Política de Comunicação para a instituição, bem como, receberam as orientações para sua construção.

As alunas desenvolveram uma norma de comunicação, com base nos valores da corporação, sendo estes o amor a profissão, a fé na missão de salvar vidas, a disciplina, a hierarquia, o senso de responsabilidade social, a assistência a comunidade, entre outros. Mediante isso, o projeto será de grande contribuição as instituições públicas com projetos e, uma vez implantado, acarretará melhorias para o órgão público e, consequente, para a sociedade maranhense.

Para a realização do projeto experimental, as alunas tiveram contato com a rotina da 5ª Seção, puderam realizar visitas ao setor de comunicação e conversaram com os integrantes da mesma, assim como, puderam ter acesso a documentos que explanaram sobre sua história, desde a criação, até os dias atuais. Toda essa pesquisa documental, de referências e com as fontes que pudessem acrescentar informações cruciais para a realização do trabalho, foram feitas a fim de que a equipe conseguisse colher o máximo de informações, buscando desenvolver uma Política que atendesse as demandas da instituição e fosse, de fato, viável e eficaz.

O trabalho foi exposto em etapas. Inicialmente, as discentes expuseram uma linha do tempo com as datas mais importantes desde a criação do CBMMA, em seguida, sua situação atual. Posteriormente, foram diagnosticados os problemas referentes a comunicação institucional da corporação, e a necessidade que Política de Comunicação que orientasse a conduta dos servidores militares, e, frente a isso, delinearam seus princípios, diretrizes e métodos de avaliação.

Para o Capitão QOCBM Fabiano Almeida, chefe da 5ª Seção/EMG/CBMMA, a parceria com a Universidade Federal do Maranhão é de extrema importância para o desenvolvimento das ações da corporação e dos estudantes da universidade. “O desenvolvimento da política de comunicação é prova disso. Uma união de esforços que será de grande valia para o CBMMA, uma vez que vai disciplinar e normatizar as ações do setor, visando um melhor relacionamento com o público interno e externo”, ressaltou o oficial.