Nesta quinta-feira, 13 de Julho, aconteceu mais um dia de instrução do curso de guarda-vidas, CGV 2017.2, oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, através do Batalhão de Bombeiros Marítimos-BBMAR.
Na aula do dia 13, os alunos do CGV 2017.2 tiveram aula de salvamento com stand up paddle, pranchão e moto aquática que contou com a parceria do Sgt BM Mendes (Pro Adventure Stand up).
O curso teve início no dia 26 de Junho e se estende até o dia 08 de Agosto, abordando durante sua realização técnicas de salvamento aquático, bem como, a utilização de materiais que possibilitam uma resposta mais rápidas nas ocorrências no meio aquático. O curso tem como coordenadora a major QOCBM Priscila Chahini.
Ao longo do curso, um módulo acontecerá na cidade de Morros, e na oportunidade, os alunos terão instruções sobre rios, corredeiras, cachoeiras e inundações; e outro, na cidade de Barreirinhas, onde serão ministradas aulas sobre resgastes em áreas rasas, pesquisas de desaparecidos e travessia em água doce.
O capitão QOCBM Jeferson, que faz parte da equipe de instrutores, comentou a importância do curso devido ao grande número de ocorrências que acontecem na orla da capital maranhense e ressaltou o comprometimento da equipe na formação com excelência.
O Sargento do Exército Brasileiro Resplandes do 24º Batalhão de Infantaria Leve – 24º BIL, destacou o aprendizado e a dedicação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão em aprimorar suas técnicas de salvamento e que os conhecimentos adquiridos em curso serão de grande valia no 24º BIL que também realiza operações em ambiente aquático.
Os guarda-vidas participantes do treinamento exercem uma série de tarefas, incluindo vigilância e salvamento em locais como praias e rios, observando o comportamento dos banhistas. O curso incluiu a capacitação dos participantes para realizarem ações preventivas e educativas, incluindo cuidados para evitar que crianças se percam da família na praia, campanhas educativas sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental, alerta aos banhistas sobre os riscos de acidentes (como o contato com caravelas) e afogamento, procedimento de recuperação de afogados, dentre inúmeras ações que dizem respeito à segurança no ambiente de praia. O CGV 2017.2 conta atualmente com 13 combatentes, sendo 2 militares do Exército Brasileiro.