Entre os dias 29 e 30 de março, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, através do Batalhão de Bombeiros de Emergência Médica – BBEM realizou treinamento de resgate tático em zona de conflito para o Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias – GEOP, pertencente à Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP).
O corpo docente formado pelo 1º Ten. QOCBM Bruno, 1º Sgt. BM Enildo, 1º Sgt. BM Arlandex e o 3º Sgt. BM Mark Pontes ministraram 20horas/aula de instruções teóricas e práticas, abordando conteúdos como histórico do APH tático, atendimento inicial, suporte básico de vida, hemorragia e estado de choque, traumatismo musculoesquelético, traumas específicos (TCE, TRM e tórax), queimaduras, técnicas de imobilização e transporte. Também foi abordado as divisões de áreas de operações em “Zonas de Atendimento”, definidas como atendimento sob fogo (zona quente), atendimento tático e campo (zona morna) e evacuação tática a campo (zona fria).
A consolidação do conhecimento deu-se através dos exercícios simulados de ocorrências em missões táticas, onde os alunos vivenciaram diferentes situações aprendendo a manter o controle emocional e julgar o teor das ocorrências, optando pela melhor forma de atendimento nas diversas áreas de operações.
Segundo o coordenador do treinamento, 1º Ten. QOCBM Bruno, “O escopo do treinamento foi proporcionar aos agentes do GEOP conhecimentos de APH, técnicas de resgate em ambientes hostis e situações adversas onde há sempre o risco iminente de morte ou ferimentos graves, seja por ataques intencionais ou desastres secundários”.