Formatura do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão através da 2ª Companhia de Bombeiros Militar do 1º BBM, localizada no Porto do Itaqui, realizou na manhã desta sexta (23) a formatura alusiva ao encerramento do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. O curso foi oferecido através da parceria firmada entre Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP.

O curso teve como objetivo, capacitar os alunos para tripular ou conduzir pequenas embarcações de até 8m de comprimento, incluindo lanchas do tipo LAEP-7 com motor de centro, empregadas na navegação interior, pertencentes a Órgãos Públicos extra-Marinha do Brasil, e também preparar os profissionais para atuação em possíveis ocorrências marítimas e prevenção de acidentes na área do Porto do Itaqui.

A solenidade contou com presença do Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, André Luís Trindade Gomes, capitão dos portos; coronel Célio Roberto, Comandante Geral do CBMMA; coronel Izac Muniz Matos, Comandante Adjunto do CBMMA; o Sr Eduardo de Carvalho Lago Filho, Presidente da EMAP; capitão QOCBM Rafael Viana, Comandante da 2º Cia 1º BBM, e demais autoridades civis e militares.

O curso teve duração de duas semanas com aulas teóricas e práticas, tendo na sua grade curricular instruções como: nomenclatura das embarcações, estabilidade, motores propulsores, atendimento pré-hospitalar, salvatagem, manobras de embarcação, navegação, meteorologia, legislação, comunicação e combate a incêndio. No total, 22 alunos conseguiram concluir com aproveitamento o curso.

O capitão QOCBM Rafael Viana, ressaltou a importância do curso para a companhia, “o curso foi de suma importância para nossos militares, uma vez que nós atuamos com a prevenção de embarcações de grande porte que ficam atracadas aqui no porto do Itaqui, nesse aspecto o treinamento é fundamental para que possamos prestar um serviço de excelência”, ressaltou o capitão.

Na ocasião, o coronel Célio Roberto, parabenizou instrutores e alunos concludentes do curso, e ressaltou a importância da parceria entre o Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e EMAP, “fico feliz em ver os frutos da nossa parceria, com a concretização de mais um curso aqui na área portuária, ações como essa agregam mais segurança ao porto e a sociedade maranhense”, destacou o coronel.