O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão promoveu na manhã desta quinta-feira (23), a formatura do Curso de Soldados Bombeiro Militar 2016.2 – CFSD. A solenidade contou com a presença do Comandante Geral do CBMMA, coronel QOCBM Célio Roberto; Comandante Adjunto, coronel QOCBM Izac Muniz Matos; Diretor de Apoio Logístico, coronel QOCBM João Luís Gonçalves Lima; Diretor de Ensino e Pesquisa, Ten Cel QOCBM Mauro Roberto Carramilo dos Santos, além dos comandantes de unidades da capital, militares e familiares.
O CFSD contou com 30 alunos e teve como objetivo capacitar os futuros soldados para desempenharem as atividades inerentes ao serviço bombeiro militar, na proteção e preservação de vidas e bens. Coordenado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa juntamente com o Batalhão de Bombeiros Ambiental teve como coordenadora geral a Cap. QOCBM Thainá Paiva Siqueira e o 1ª Ten. QOCBM Arlindo Lopes Vieira Neto na coordenação.
Durante a formação foram ministradas 21 disciplinas, com aulas teóricas e práticas de caráter eliminatório e classificatório. Os intensos treinamentos físico militar e psicológico também estiveram presentes, pois são fundamentais no exercício da nobre e honrada missão de salvar vidas.
O comandante Geral do CBMMA, coronel QOCBM Celio Roberto, parabenizou os formandos pela conquista e destacou a grande responsabilidade que advém com a conclusão do curso. “Aproveito a oportunidade para parabenizar os concludentes do CFSD 2016.2, os familiares e toda equipe que esteve envolvida no processo de formação. Fico feliz em ver os senhores hoje nessa posição e mais ainda pela escolha que fizeram. Os Corpos de Bombeiros Militares estão entre as instituições de maior credibilidade no Brasil, de acordo com pesquisas anuais do IBOPE, e essa posição acarreta uma grande responsabilidade. A nobre missão de salvar vidas, bens e o meio ambiente não é uma tarefa fácil. Ela exige disciplina, aprimoramento técnico-profissional, compromisso, coragem e resistência. Virtudes que tenho certeza que foram trabalhadas durante a formação dos senhores. Nesse momento, nosso Estado do Maranhão passa a contar com homens e mulheres preparados para servir e salvaguardar a sociedade maranhense”, destacou o comandante.
A solenidade também foi marcada pela entrega da Medalha Alferes Moraes Santos, maior comenda da instituição. Instituída através do Decreto Estadual n° 18.430, de 03 de dezembro de 2001. A medalha Alferes Moraes Santos, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, objetiva o reconhecimento dos relevantes serviços prestados por pessoas e/ou entidades a esta instituição bombeiro militar. A comenda maior da instituição, constitui-se numa reverência ao alferes Aníbal Moraes Santos, primeiro comandante da então seção de bombeiros, criada pelo Decreto Estadual n° 32, de 10 de dezembro de 1903, encarregada dos serviços de extinção de incêndios embrião do que é hoje o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
Foram agraciados com a medalha Alferes Moraes Santos, o vereador de São Luís, Joaquim Umbelino Ribeiro Júnior e o Coronel QOPM João Cipriano Soares do Nascimento, que hoje encontra-se na reserva remunerada da PMMA, pelos relevantes serviços prestados a sociedade maranhense e especialmente ao CBMMA. “É com enorme satisfação que homenageamos os senhores com a nossa maior comenda. Gostaríamos de agradecer todo empenho que foi demonstrado em nossas ações, em prol de melhor servir a sociedade maranhense”, ressaltou o comandante.
Ao término da solenidade, os novos soldados da corporação receberam o tradicional banho de formatura.