ENGENHARIA DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SÃO LUIS

IFE CURSOS

Medidas contra incêndio devem ser executadas com regularidade

Os incêndios causam conseqüências altamente preocupantes e a situação se agrava quando envolvem pessoas e principalmente em locais fechados, gerando pânico e tumulto.

O combate e a prevenção de incêndios é um tema que, na maioria dos casos ganha destaque somente após uma tragédia. Por isso, prevenir é tão importante quanto saber apagar e agir corretamente durante um incêndio, seja em locais fechados ou em áreas abertas, no qual ainda ocorre em grande número no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, somente até abril deste ano foram detectados 8672 focos ativos em todo o país. Já o Maranhão sofreu uma queda no ano passado, quando encabeçava a lista dos estados com mais índices em 2012. Neste ano já foram registrados mais de 200 pontos e a quantidade deve aumentar, seja por forma proposital, acidental ou natural.

Os incêndios causam conseqüências altamente preocupantes, como a poluição atmosférica, prejuízo à saúde da população, empobrecimento do solo, entre outros. Mas a situação se agrava quando envolvem pessoas e principalmente em locais fechados, gerando pânico e tumulto. Na maioria das vezes o desespero dos que tentam se salvar causa mais vítimas que o próprio acidente.

Para evitar tais situações, “é necessário realizar uma série de medidas, especialmente a fiscalização dos itens de segurança dos prédios comerciais e residenciais, observando se estão de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio”, explica o major do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Abner Carvalho.

O primeiro passo é detalhar em procedimentos operacionais padrões que devem ser obedecidos por todos os trabalhadores, instruindo-os quanto a como agir e utilizar os equipamentos de segurança. Como medida para reforçar a qualificação dos profissionais, simulações também devem ser feitas com regularidade.

“Qualquer instalação e, principalmente as que recebem grande quantidade de pessoas, deve conter obrigatoriamente, extintores de incêndios, hidrantes, mangueiras, registros, chuveiros automáticos (sprinklers) e escadas com corrimão, todos devidamente sinalizados. As pessoas devem ainda sair do local afetado e ligar o mais rápido possível para o Corpo de Bombeiros pelo telefone gratuito 193”, orienta o Major Abner.

Além disso, é importante adquirir e conservar os equipamentos de segurança e orientar todos os trabalhadores a como manusear os equipamentos, manter a calma e orientar as demais pessoas. “Todos devem estar atentos a qualquer indício. E o Corpo de Bombeiros deve sempre realizar inspeções para que o estabelecimento possa funcionar regularmente”, conclui o especialista.

BOX – Regras Básicas

*  Conservar sempre as caixas de incêndios em perfeita condições de uso e somente utilizá-las em caso de incêndio.

*  Os extintores devem estar fixados sempre em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados (periodicamente).

*  Revisar periodicamente toda a instalação elétrica do prédio, procurando inclusive constatar também a existência de possíveis vazamentos de gases.

*  Evitar o vazamento de líquidos inflamáveis.

*  Evitar a falta de ventilação.

*  Não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Nem obstruí-las com materiais ou equipamentos.

*  Tomar cuidado com cera, utilizada nos piso,s quando dissolvida. Não deixar estopas ou flanelas embebidas em óleos ou graxas em locais inadequados.

*  Alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos (como elevadores) e sobre o cuidado de atirar fósforos e pontas de cigarros acessos em qualquer lugar.

*  Aconselhar os trabalhadores para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao término da jornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos elétricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, dentre outros.

*  Em caso de incêndio, informar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível: a ocorrência, o acesso mais fácil para a chegada ao local e o número de pessoas acidentadas, inclusive nas proximidades.

*  Nunca utilizar os elevadores no momento do incêndio.

*  Evitar aglomerações para não dificultar a ação do socorro e manter a área junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas.

Engenharia de Segurança contra incêndio e pânico

Como todos os estabelecimentos necessitam se adequar às condições de segurança contra incêndio e pânico, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (SENGE/MA) firmou uma parceria com o Instituto Focus de Educação (IFE), no intuito de contribuir ao difundir essa prática.

O programa de pós-graduação em Engenharia de Segurança contra Incêndio e Pânico visa preparar, diagnosticar e elaborar projetos de segurança contra incêndio e pânico. Em São Luís, o curso terá seu primeiro módulo, com início dias 10 e 11 de maio, no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de São Luís, localizado no Bacanga, em frente à Universidade Federal do Maranhão. O curso é destinado a todos os profissionais da área interessados, entre eles bombeiros e associados do SENGE/MA, estes últimos terão direito a 20% de desconto. As matrículas são limitadas e devem ser realizadas por meio dos telefones: (98) 81976966 (Major Abner), (98) 81411064 (Tenente Carlos David). Mais informações no site www.ifecursos.com.br.

SENGE/MA

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (SENGE/MA) possui uma longa e produtiva história, que tem como principal objetivo a defesa dos direitos e demais interesses dos profissionais, da Engenharia, da Agronomia, Arquitetura, Geologia, Geografia e Meteorologia com atuação no estado do Maranhão. Busca ainda a valorização profissional, ampliação do mercado de trabalho, salário mínimo profissional, formação e aperfeiçoamento dos profissionais e melhores condições de trabalho. O SENGE/MA tem como permanente desafio o fortalecimento da representatividade dos profissionais de nível superior da área tecnológica e da sua mobilização na construção de uma sociedade mais desenvolvida e socialmente justa.

Baixe o Calendário

PDF

Baixe a Ficha de matrícula

PDF