Corpo de Bombeiros participa do lançamento da Campanha dos Correios

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Pela 24ª vez, os Correios lançou a campanha Papai Noel dos Correios. A campanha é considerada a maior ação social natalina do país. A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada na escola pública UEB Monsenhor Frederico Chaves, no bairro do São Francisco, e contou com a participação da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

 Uma viatura da Corporação também foi utilizada para fazer o transporte do Papai Noel da sede da ECT, no São Cristóvão até o São Francisco. Criada como uma solução para a grande quantidade de cartas endereçadas ao Papai Noel que adentravam ao serviço postal todos os anos, a campanha hoje busca mais que apenas dar presentes.

Desde 2010, o Papai Noel dos Correios é educativo, por estimular a redação de cartas, ensinar a importância do endereçamento correto e, claro, proporcionar um Natal mais feliz para crianças da rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade social.

Em 2012, os Correios disponibilizou para adoção, somente no Maranhão, 8.824 cartinhas. Deste total, foram adotadas por pessoas da sociedade, empresas e outros parceiros o total de 6.450 cartas. Este ano, a Superintendência do órgão no Estado espera aumentar esse número.

O evento contou com a presença dos mais de 500 alunos da escola pública, que se encantaram com as músicas natalinas executadas pela Banda deMúsica do Corpo de Bombeiros. As crianças tiveram ainda a oportunidade de conversar, contar e ouvir histórias do bom velhinho. Algumas delas desejam simplesmente um Natal mais feliz para elas e suas famílias.

Antes da visita com apoio do Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o Papai Noel desfilou em carreata pelas ruas da cidade, saindo do Complexo Operacional dos Correios, na BR-135 até a escola de lançamento. “Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é trabalhar ações como desenvolver a habilidade da redação de carta, endereçar e usar corretamente o CEP”, explicou o diretor regional dos Correios, José de Lima Brandão, que deu vida ao Papai Noel e foi recebido com muita festa pela criançada.

Padrinhos – Disseminar o encantamento natalino por meio da campanha só é possível com a ajuda dos mais de 120 mil empregados dos Correios e da sociedade brasileira, que podem participar atuando como padrinhos. Os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças.

Como funciona – A adoção de cartas da campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas agências de Correios pontos de adoção: Central (Praça João Lisboa), Cohama, Jaracati Shopping, Renascença, Shopping do Automóvel, Vinhais e Turu. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.

Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.