Até meados do mês de julho o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão estará ganhando o reforço de mais 21 aspirantes que, após seis meses, serão promovidos ao posto de 2º tenente. O grupo é o sexto formado pela Academia de Bombeiro Militar Josué Montello, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.
A defesa das monografias teve início na última segunda-feira (9) e foi concluída na tarde desta quarta-feira (11). Os futuros oficiais estarão deixando para trás o Espadim D. Pedro II e galgando em direção ao oficialato.
De acordo com o comandante geral da corporação, coronel João Vanderley Costa Pereira que esteve acompanhando a defesa das monografias, os cadetes escolheram vários temas relevantes, os quais, posteriormente, poderão ser colocados em prática.
“São sempre muito interessantes os trabalhos apresentados por nossos cadetes, os quais, dependendo da área escolhida, podem ser implantados na instituição”, disse o comandante.
No primeiro dia de apresentação três duplas apresentaram suas teses. Os cadetes Luiz Paulo Rodrigues e Jhonatan Mendes de Abreu apresentaram uma proposta de um plano de emergência para o Colégio Militar 2 de Julho. Em seguida, foi a vez de Helton Costa de Loiola e Deborah Thaís Machado Barbosa falarem sobre o plano de intervenção de evacuação para o Estádio Castelão e, em seguida, Felipe dos Santos Muniz e Paulo Jonatas Costa da Silva elaborarem uma proposta de acompanhamento físico e nutricional para os militares do 1º GBM.
No segundo dia de apresentação os temas também tiveram bastante pertinência. Descentralização das vistorias realizadas pela corporação na capital foi o tema escolhido pelos cadetes Cleyton Moreia e Jorge Pereira Júnior. Já Sebastião Bastos Filho escolheu sobre o tema “as percepções da imagem corporativa do grupamento de Bombeiro Marítimo do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão, sob a perspectiva da sociedade Ludovicense.
A terceira apresentação de terça feira (10) ficou a cargo dos cadetes Leno Romeu Costa e Josué Pereira Pinheiro, os quais escolheram como tema a proposta de implantação de procedimentos de operação padrão para a contenção a paciente psiquiátrico em São Luís/MA. Já Dante Oliveira Maia e Amujacy Araújo Neto falaram, respectivamente, sobre a proposta de implantação de bombeiro voluntário em ações de prevenção e enfrentamento de incêndio e a utilização do Joomla! Como ferramenta de desenvolvimento de websites dos grupamentos do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Os últimos sete cadetes foram sabatinados na tarde desta quarta-feira. A jovem Tainá Suellen Pinto e Jorge Luiz Cruz Muniz apresentaram como tema um programa de aposentadoria dentro da corporação. A proposta de implantação de helicóptero na atividade de salvamento aquático foi o tema abordado por Yuri Beethovens Dutra Viana e Luís Pedro dos Reis Maciel.
As duas últimas apresentações ficaram a cargo de Joni Penha Cardoso e Welton Sousa Martins, que escolheram o tema “A implantação da ventilação tática por pressão positiva no CBMMA: vantagens operacionais no Combate à Incêndio.” Finalizando, o uso de taser em indivíduos com transtornos psiquiátricos foi abordado por Júlio César Maluf Gomes. Os 21 alunos deverão concluir suas atividades acadêmicas até o próximo dia 11.