O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), realizou nesta quinta-feira (11) uma operação em conjunto com a Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA), Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e Policia Militar do Maranhão (PMMA), que busca incentivar a adoção de protocolos de segurança para prevenção ao COVID-19 (conforme orientações do Decreto Estadual 36.531 de 03/03/2021, que estabelece o funcionamento de atividades comerciais além de outras providencias) e a segurança e prevenção contra incêndios e acidentes. (a luz da Lei Nº 11.390 de 21/12/2020, que Institui o Regulamento de Segurança Contra Incêndios no Estado do Maranhão).
Na inspeção que teve caráter primordial educativo, foram fiscalizados estabelecimentos comerciais nos bairros do Parque Vitória, Cohab, Forquilha, Filipinho dentre outros. As equipes orientavam sobre a importância de evitar aglomerações, utilização de máscaras, higienização do ambiente, dos prestadores de serviço e dos clientes, respeito ao horário de atendimento presencial (até às 21h), adoção de equipamentos de segurança contra incêndio e instruções e esclarecimentos para melhorias de procedimentos de prevenção às ações propostas.
Essa fiscalização tem sido realizada também no interior do estado através das unidades regionais do CBMMA (7º BBM Timon, 3° BBM Imperatriz, 8º BBM Pinheiro, Barra do Corda, dentre outras), e devem se estender enquanto o decreto estiver em vigor.
Cabe destacar que as exigências dirimidas pelo decreto supra, além de legais, faz parte de um conjunto de medidas que objetivam diminuir o aumento de casos de contágio pelo COVID-19. Lembrando que há opção de funcionamento dos estabelecimentos comerciais entre o horário das 21h às 23h com o atendimento exclusivo feito pelo serviço de Delivery, proporcionando aos clientes e comerciantes o atendimento de suas necessidades de uma forma que garanta maior precaução ao contágio.
Sobre a utilização de equipamentos de prevenção e extinção a incêndios, adoção de protocolos seguros de operação da empresa, são de extrema importância não só legais, mas para o bem-estar de todos os empregados e clientes. Todos têm a ciência que acidentes são imprevisíveis, mas quando se trabalha com protocolos preventivos e riscos devidamente controlados, desastres podem ser evitados. Por isso a DAT disponibiliza o serviço de agendamento de vistorias e demais informações para regularização junto ao órgão por meio de atendimento via whats app, através do número (98) 98587-0407.
Na manhã desta sexta (12), O governador Flávio Dino, anunciou durante coletiva de imprensa, que prorrogou as medidas do Decreto 36.531, até o próximo dia 21 de março. Onde destacam-algumas alterações que valerão a partir do próximo dia 15, abrangendo as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa:
- Suspensão do serviço de bares e restaurantes;
- Igrejas só poderão fazer cultos com ocupação máxima de 30% da capacidade, respeitando as demais medidas protetivas (distanciamento, uso de máscara, álcool em gel);
- Aulas continuam suspensas;
- Comércio continua com atendimento até as 21h (com exceção de estabelecimento que conseguirem obter autorização para funcionamento em outro horário).
Concomitante a essa operação o CBMMA, está na linha de frente realizando diversas ações nesse período, como a entrega de cestas básicas, apoio na entrega dos cartões do programa Minha Casa Melhor, desinfecção dos principais espaços públicos com hipoclorito de sódio ou outros produtos com cloro ativo, contratação e coordenação de Bombeiros Civis que auxiliam nas filas e espaços públicos. Com zelo a vida e o intuito de levar informação e auxilio a população nesse momento difícil, o CBMMA, no exercício de seu centenário lema “Vidas Alheias e Riquezas a Salvar!”, conta com toda a sociedade na colaboração e adoção de procedimentos seguros no enfrentamento dessa pandemia.