Na tarde dessa quarta-feira (22), foi realizada no Batalhão de Emergência Médica (BBEM) uma oficina destinada ao aprendizado de conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso contou com a participação de 14 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e promoveu o primeiro contato de vários servidores públicos com a forma gestual de comunicação, destinada à comunicação com a pessoa surda.
Posteriormente os militares passarão por novas capacitações e apresentarão um trabalho no Encontro dos Cursos de Libras do CAS (ECLICAS), um evento linguístico e cultural que acontece no final de cada semestre letivo e que tem como objetivo demonstrar os conhecimentos adquiridos e compartilhados entre alunos e professores nos Cursos de Libras.
“Aprender a Língua Brasileira de Sinais é uma forma de ampliar a inclusão das pessoas. No caso do nosso trabalho, estabelecer uma comunicação com a vítima pode ser crucial em um atendimento de emergência”, disse o sargento bombeiros militar Newton Gaspar Silva Filho, aluno do curso de Libras.