Corpo de Bombeiros participa de simulado de atendimento a múltiplas vítimas

Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (20), profissionais da área da saúde, de emergência pré-hospitalar e da segurança pública se reuniram para tratar dos últimos detalhes acerca do II Simulado de atendimento a múltiplas vítimas promovido pelo Hospital São Domingos (HSDM).

O treinamento que objetivou preparar os profissionais para atuarem no atendimento a vítimas em casos de ocorrência de grande vulto envolveu 20 funcionários do hospital e contou com a participação do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

 O simulado

Desta vez a simulação tratou de um acidente veicular em um ponto de ônibus, onde um carro atingiu 16 pessoas deixando outras 6 presas às ferragens. Desde o acionamento das viaturas e das equipes de plantão até as primeiras ações de socorro às vítimas, a coordenação do evento buscou se aproximar ao máximo da realidade para que todos pudessem avaliar as condições de tempo resposta e eficiência de atendimento.

Três ambulâncias do Batalhão de Emergência Médica (BBEM), uma unidade de resgate e salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e um auto bomba tanque do 2º Batalhão de Bombeiros Militar foram empregadas na operação juntamente com 22 bombeiros.

Socorristas em motos do SAMU foram os primeiros a chegar no local e ficaram responsáveis pela avaliação inicial e triagem das vítimas, em seguida, as ambulâncias se aproximavam e davam prosseguimento ao atendimento dos primeiros feridos. Poucos minutos depois, a sirene do ABT do CBMMA aumentava de volume e dava o tom de realismo ao treinamento com sua chegada. Uma equipe do BBS isolou a área e realizou cortes na estrutura do veículo envolvido fazendo a retirada real das vítimas de dentro do automóvel.

“A ideia foi avaliar o trabalho das equipes envolvidas em um acidente com muitas vítimas, foi bastante positivo a participação do CBMMA, uma vez que as equipes fizeram, com bastante eficiência, o trabalho de retirada das vítimas, prevenção de segurança com um carro de combate ao incêndio e transporte das vítimas pelas ambulâncias até o hospital São Domingos”, declarou o subtenente BM Jean Francis, após participar do simulado.