O 8° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Pinheiro, promove a I Semana de Conscientização no Trânsito. O evento teve início na segunda-feira (2) e vai até a sexta-feira (6), no Centro Cultural José Sarney, a partir das 19h30min.
Na programação constam, além de instruções nas escolas do município de Pinheiro, palestras sobre Prevenção de Acidentes, Direção Defensiva e Promoção da Qualidade no Trânsito de Pinheiro, ministradas por inúmeras entidades como a Guarda Municipal, DETRAN-MA, Polícia Militar e grupos sociais.
A I Semana tem como objetivo diminuir o elevado índice de acidentes no trânsito, com mortes de jovens e adultos. Para alcançar esse propósito, houve uma sessão na Câmara dos Vereadores, no dia 27 de maio deste ano, a qual teve como pauta a alteração do dispositivo da Lei nº 507, de 19 de janeiro de 1978, que trata do Código de Postura municipal. As alterações e atualizações foram feitas visando um maior controle de eventos e/ou festas para amenizar os números alarmantes de acidentes de trânsito.
Registros de ocorrências no trânsito
As ocorrências atendidas nos municípios de Pinheiro e áreas circunvizinhas da Baixada Maranhense, de janeiro a abril, possuem uma em média mensal de aproximadamente 56,8% de acidentes de trânsito qualificadas nos gráficos como traumas (generalizados), acidentes automobilísticos que geram traumas secundários a terceiros e casos classificados como clínicos, como consequências de hemorragias, choques hipovolêmicos (diminuição na quantidade de sangue corporal), agravamentos de pressão arterial, traumas extensos, torções, entorses, fraturas expostas, abrasão, laceração e outros agravamentos de casos que atingem a saúde somática das vítimas no trânsito.
Os dados também apontam que em 85% dos casos de acidentes automobilísticos atendidos, trata-se de condutores alcoolizados ou com envolvimento de pessoas com sinais de alcoolismo. Há uma faixa de análise demonstrando que os acidentes acontecem com maior frequência, nos dias semanais compreendidos entre sexta e domingo, no horário das 23 horas e 30min às primeiras 4 horas do dia posterior. Dados balanceados das fichas de ocorrências de atendimento pré-hospitalar individuais, mostram que em 22,3% dos casos são registrados vítimas com ausência de sinais vitais na chegada da equipe do Corpo de Bombeiros.