Coronel Vanderley é Homenageado

medalha 2
Juntamente com outras autoridades, na noite desta segunda-feira(04), o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel João Vanderley Costa Pereira participou da sessão solenidade em comemoração aos 200 anos do Tribunal de Justiça do Maranhão. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
 
 Instalada em 4 de novembro de 1813, a corte maranhense é considerada a terceira mais antiga do país. Na oportunidade ocorreu a entrega dos 718 exemplares da Medalha 200 anos e exposição com peças que contam a história da instituição. “Estou muito lisonjeado, pois a entrega evidencia a importância da nossa Corporação”, disse o coronel Vanderley.
 
Estiveram presentes à solenidade representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dentre estes a governadora Roseana Sarney; o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior; a vice-presidente do TJMA, desembargadora Maria Buna Magalhães; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Cleones Carvalho Cunha; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo; o deputado federal Sarney Filho; o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva; o senador Edinho Lobão e os demais desembargadores que formam o pleno da corte.
 medalha 1
Após abrir a sessão, o presidente do TJMA, em discurso, fez um balanço sobre a participação do Poder Judiciário na história do estado. “Durante estes 200 anos, o tribunal acompanhou as transformações econômicas e sociais, agindo com autonomia para julgar, de forma justa, independente e livre. Sua história representa a garantia do Estado Democrático de Direito, com a efetiva distribuição da Justiça em todos os municípios do estado. Durante esses dois séculos, mais do que julgar processos, que guardam a história, os problemas, anseios e conflitos do povo maranhense, o tribunal revelou outra missão: a de promover cidadania. Pautado pela melhor prestação de serviços à população, o TJ vem tendo a percepção de direitos, de harmonia às garantias constitucionais e de compromisso com a paz social”, afirmou.
 
O desembargador Guerreiro Júnior destacou ainda a importância da corte para o território nacional. “Hoje, nós temos um planejamento estratégico, plano de gestão e metas. Procuramos nos adiantar no tempo. Nosso tribunal é uma referência positiva para o Brasil em produtividade. Assim que assumi a presidência da corte, o TJ no Maranhão ocupava a 26ª posição em produtividade. Atualmente, somos o quarto do país nesse quesito. Temos desembargadores, juízes e servidores compromissados, com visão moderna de Justiça e com experiências brilhantes no campo jurídico e institucional”, disse.
 
O presidente do TJMA também destacou o trabalho dos servidores da instituição. “Hoje estamos numa fase de conquistas e vitórias, graças a um trabalho sério e desenvolvido com muita luta. Avançamos muito. Os sonhos já começam a se transformar em projetos e ganham forma nas mãos de todos que integram o Tribunal de Justiça do Maranhão. Que venham mais 200 anos de desafios e vitórias”, disse.
 
Importância – A governadora Roseana Sarney também destacou a importância do TJMA para o desenvolvimento do estado. “Quero parabenizar o desembargador Guerreiro Júnior e demais desembargadores e servidores aqui presentes e dizer que a força do Poder Judiciário em nosso estado é essencial para a manutenção plena dos demais poderes.
A aplicação das leis é fundamental em qualquer sociedade, e com a seriedade dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, essa postura é ainda mais nítida”, disse a governadora. Ela também desejou futuro promissor ao TJMA, nos próximos anos. “Tenho absoluta certeza de que o Tribunal de Justiça do Maranhão continuará sendo referência, nos próximos anos, em todo o país, na celeridade e resolução de processos”, afirmou.
 
A futura presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Silva Freire, assumirá o cargo referente ao período de dezembro de 2013 a dezembro de 2015, também destacou o trabalho promovido pelo desembargador Guerreiro Júnior e estabeleceu metas para o futuro do Judiciário no estado. “Trabalharemos em prol da sociedade, serviremos, nos próximos dois anos, para o cidadão em geral. Daremos ainda prosseguimento ao belo trabalho feito pelo desembargador Guerreiro Júnior à frente da corte”, disse ela, que foi eleita em sessão plenária administrativa no dia 2 de outubro deste ano.
 
Além de Cleonice Freire, comporão a próxima Mesa Diretora do TJMA as desembargadoras Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz (vice-presidente) e Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa (corregedora-geral de Justiça).
 
Medalha – Em seguida, foram entregues os exemplares da Medalha 200 Anos aos homenageados. A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, foi a primeira a receber a medalha. Também foram contemplados com a honraria desembargadores, secretários, deputados estaduais e federais, vereadores, juízes, outras autoridades e personalidades, dentre elas o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar; o colunista do jornal O Estado, Pergentino Holanda; o diretor financeiro do Sistema Mirante, João Odilon Soares Filho, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado.
 
Após os discursos, foi inaugurada, também no Centro de Convenções, a exposição alusiva aos 200 anos do TJMA, constituída por mostra de obras jurídicas, documentos raros e fotografias, entre outras peças.