MÚSICO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MA É APROVADO PARA CURSAR DOUTORADO EM SÃO PAULO

O Subtenente BM Daniel Ferreira, da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), obteve aprovação para ingresso, em 2022, nos cursos de Doutorado em Música nos Programas de Pós-Graduação da UNICAMP, em Campinas-SP e da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de São Paulo.
O programa de pós-graduação em música da UNICAMP figura entre os mais bem avaliados do Brasil com conceito “6” pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); e o Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP, Campus de São Paulo, possui um dos principais cursos em Musicologia Histórica do Brasil.
O trabalho desenvolvido durante o doutorado consiste na realização de um estudo histórico-musicológico sobre as Bandas Militares e o acervo musical histórico da Banda João Carlos Nazareth.
Na corporação desde 2007, o subtenente Daniel atua como músico clarinetista na Banda de Música do CBMMA e auxilia atividades ligadas ao ensino de música desenvolvido pelo Programa Bombeiro Mirim. Na vida civil, Daniel também contribui com a formação e o aprimoramento de vários estudantes de música do estado.
Como motivação principal para a realização do curso de Doutorado na área de Musicologia, o músico destaca que o estado do Maranhão possui o quarto maior acervo musicológico do Brasil, e que grande parte deste material histórico é formado por músicas executadas pelas bandas militares (marchas, dobrados, entre outros), por isso, torna-se de extrema relevância a publicação de trabalhos que objetivam a formação de uma história social da atividade musical maranhense. “Estudos científico que reafirmam o nosso passado musical são muito valiosos, esse trabalho buscará registros antigos de nossa musicologia e será construído, sobretudo, a partir da investigação do acervo musical histórico da Banda João Carlos Nazareth, 2ª banda mais antiga do país, além de outros acervos originados a partir desta Corporação”, disse o Subtenente Daniel.