Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão realiza cerimônia de entrega da Boina aos novos alunos do Colégio Militar 

Em solenidade especial, realizada na manhã deste sábado (27), no Colégio Militar 02 de Julho do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CMCB), 260 crianças receberam a Boina “Herói de Fibra”. O evento marcou, oficialmente, o uso do fardamento de passeio para os alunos que iniciaram sua vida estudantil na escola Militar.
A boina integra o uniforme de passeio e representa a proteção do jovem em formação e a segurança propiciada pela organização que acolhe o novo aluno para dar-lhe uma educação diferenciada, exaltando o respeito e o nacionalismo. A cerimônia materializa a fraternidade, ao unir os novos alunos aos veteranos estabelecendo um marco na vida dos estudantes, iniciando um compromisso com a disciplina, o respeito e o aprendizado.

“A boina completa o uniforme que mais representa o Colégio Militar 02 de julho. Para nós, esse evento é motivo de satisfação e orgulho, para os alunos é um momento de grande ansiedade, em que eles concretizam o uso do uniforme oficial tão desejado, que só é concedido após período de instruções básicas”, declarou o tenente coronel Arnaldo Martins Macedo, comandante do Colégio Militar 02 de Julho.

Após receberem a boina dos seus padrinhos e madrinhas, os estudantes proferiram o juramento de ingresso no CMCB, conduzido pelo aluno Eliel Bomfim, do 6º ano. A energia e a sincronia dos alunos contagiaram todo o público presente na escola, que tem a hierarquia e a disciplina como pilares fundamentais da sua estrutura organizacional.

Diversas autoridades civis e militares compareceram ao evento e prestaram homenagens ao momento marcante na vida das crianças. Em sua mensagem aos alunos, o deputado estadual, Dr. Yglésio, que acompanhou a solenidade, falou sobre a elaboração de um projeto de lei que objetiva valorizar a nobre missão dos Colégios Militares.  “Apresentei o projeto de lei que dispõe sobre sistema de reservas de vagas em concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para os egressos destas escolas, porque penso que destas escolas sairá o futuro da proteção social do povo do Maranhão, que são vocês, e em nome dessa proteção agradeço a cada aluno aqui presente. Contem com a Assembleia Legislativa do estado do Maranhão, sempre”, disse o deputado estadual.

Por fim, o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA, falou sobre o orgulho em trilhar pelo caminho certo, destacando os bons resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e outras excelentes conquistas que a escola reúne. “Nós temos a honra de ver os alunos vergando as cores do Corpo de Bombeiros. Além disso, os resultados positivos da escola, como a 2ª melhor nota no IDEB, os destaques nos esportes e as mais de 80 aprovações em vestibulares nos fazem ter a certeza de que estamos no caminho certo. Se dediquem e estudem, que o melhor de Deus para vocês ainda estar por vir, disse o coronel Célio Roberto às centenas de crianças do CMCB.